terça-feira, 5 de agosto de 2008

Instituto João Simões Lopes Neto lança prêmio para as artes visuais

Pinturas, esculturas, objetos, gravuras e vídeos inspirados na literatura simoniana vão passar a ter seu valor reconhecido pela instituição que é referência nos estudos e na preservação da memória e do patrimônio cultural legado pelo autor. Trata-se do prêmio João Simões Lopes Neto de Artes Visuais, lançado pelo instituto que leva o nome do escritor e que promete figurar entre as boas atividades desenvolvidas na área em todo o Estado.

De acordo com os organizadores, o objetivo é incentivar reinterpretações da obra de Simões - freqüentes por meio da dramaturgia - também através de outras construções artísticas. "O universo Simoniano é uma fonte inesgotável", afirma um dos idealizadores da proposta, Igor Simões, que há tempos desenvolve projetos teatrais e literários envolvidos na atmosfera narrativa das Lendas do Sul e dos Contos Gauchescos. Além disso, acrescenta ele, o prêmio irá proporcionar a criação de um espaço de visibilidade à arte feita no Rio Grande do Sul e promover o intercâmbio entre linguagens como a literatura e as artes visuais - algo recorrente na arte ocidental e contemporânea.

A obra vencedora do concurso será incorporada ao acervo do Instituto e seu autor receberá R$ 6 mil reais como premiação. Outros cinco trabalhos serão destacados e receberão menção honrosa como incentivo à produção artística no valor de R$ 1,5 mil cada.

O Prêmio João Simões Lopes Neto de Artes Visuais tem o apoio das empresas "amigas do Instituto" - Colégio Gonzaga, Livraria Vanguarda, Construtora Theo Bonow e Caixa Econômica Federal - além da Braskem e da Copesul, patrocinadoras através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.


Inscrições começam amanhã

De 6 de agosto até o dia 10 de setembro artistas gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul há pelo menos cinco anos poderão inscrever seus trabalhos. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos na sede do Instituto (rua Dom Pedro II, 810) e a partir de amanhã estarão disponíveis também na internet, no endereço www.joaosimoeslopesneto.com.br. Mais informações pelo telefone 3027-1865.


Texto: Bianca Zanella | Imagem: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 05 de agosto de 2008

Nenhum comentário: