quinta-feira, 21 de agosto de 2008

No ritmo da bola

Músicos pelotenses começam a disputar neste domingo o Futbandas

Com cavaquinho, pandeiro, gaita, guitarra ou violão nas mãos eles se garantem. Mas como será que irão se sair com a bola no pé? A resposta deve aparecer na primeira rodada do Futbandas, campeonato de futebol de salão que começa a ser disputado por bandas pelotenses neste domingo.

O torneio é amador, mas a regra é clara: só músicos podem participar, com exceção de quem ocupar a posição de goleiro - aí valem até os desafinados, desde que sejam bons de defesa.

Embora o pagode sera o ritmo mais tocado pelos inscritos até agora, a competição músico-desportiva será eclética com espaço para sambistas, roqueiros, nativistas... O Grupo Querência, aliás, é apontado como favorito pelos adversários, que apostam no desempenho deles quando trocarem as pilchas e botas campeiras pelas chuteiras. "Eles inscreveram 10 atletas, tem um time inteiro de reserva!", brinca Fábio Saraiva.

Mas, como os gaudérios não estão afim de entrar em quadra "de salto alto", passam a bola do favoritismo adiante. "O Fábio organizou o campeonato e uma 'seleção' de craques pra disputar. Não vai entrar pra perder", retruca o acordeonista Luis Carlos Garcia.

Às vésperas da primeira rodada o clima é de brincadeira, mas tem bandas que estão levando a sério essa história de bancar os craques, e a rotina que antes só tinha ensaios, agora inclui treinos e preparo físico. Eles não escondem que junto com o espírito de confraternização há também muita competitividade. Sambaêh e Sensasamba chegaram a marcar até amistosos para pegar "ritmo de jogo".

Como só o que não vale é gol de mão e chute nas canelas, a Artmanha vai apelar para os poderes sobrenaturais: o mágico Thélvis - que só para posar para foto fez questão de dar uma prova de suas habilidades, e porque não dizer artimanhas, com fogo - disse que não vai poupar esforços nem truques na disputa. Tudo para tentar levar o prêmio de 10 horas no estúdio André Lufema, mais jantar na Pizzaria Terraço e uma caixa de cerveja para comemorar, além de um troféu de campeão pra lembrar o feito. O segundo colocado também ganha troféu e cerveja, como prêmio de consolação.

O campeonato será disputado por chaves em jogos de 30 minutos. A primeira rodada é neste domingo e as finais estão marcadas para o dia 1º de setembro.

Façam suas apostas, organizem suas torcidas porque o show, digo, o jogo, vai começar. O único inconveniente para o torcedor vai ser gritar da arquibancada o nome dos times porque alguns, além de complicados de escrever são difíceis de pronunciar.


Equipes confirmadas na disputa

Agora é pra valer; Sensasamba; Ugly People; Vem Sambah; Produção Fonográfica da UCPel; Emerson Nunes & Banda; Kenticonvido; Grupo Nuança; Pagode Beer; Jeff e Banda; Grupo Querência; Sambaê; Banda Largah; Aloísio Rochemback e Fábio Saraiva; Artmanha; Banda do 9º Batalhão; Kanto Livre e Kay no Samba.

* Outras bandas interessadas em participar podem se inscrever até hoje pelo telefone 8405-1390 (só poderão ser incluídas nas chaves se o número de inscritos completar múltiplos de quatro).


Confira o calendário de jogos e prepare sua torcida!

Eliminatórias

Dias 24 e 25 (domingo e segunda-feira) e 31 de agosto (domingo)

Finais

Dia 1º de setembro (segunda-feira)

Os jogos marcados para os domingos irão ocorrer no Ginásio de Esportes Zecão (Avenida Fernando Osório, próximo à Gelei), a partir das 15h.

As partidas programadas para as segundas-feiras serão disputadas no Clube Brilhante, com início marcado para as 20h.

A entrada é franca.


Texto: Bianca Zanella | Imagem: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 7 | Publicado em: Pelotas, Quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Nenhum comentário: