segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dias para se visitar a cultura

Hoje, segundo dia da 7ª Semana Nacional de Museus, o Zoom lança um desafio ao leitor: tente enumerar quantos museus em Pelotas você conhece. É possível que agora lhe pareça surpreendente saber que a cidade conta com um total de 20 instituições museológicas e outras quatro em processo de implantação segundo o cadastro do Sistema Municipal de Museus.

Cada um desses museus representa uma porta sempre aberta e um convite para um passeio pela história e pela cultura, sob aspectos diversificados. Quem conhece poucas dessas casas de memória, tem até o dia 23 uma boa oportunidade para visitá-las, no ensejo da programação especial preparada para essa semana.

O ponto de partida do roteiro pode ser a exposição Museus e turismo: diferentes olhares de uma mesma Pelotas, que abre hoje, às 16h no bistrô na Casa 2 da praça Coronel Pedro Osório (sede da Secretaria Municipal de Cultura – Secult).

Ali é possível encontrar um pouco do que cada um dos museus tem a oferecer e um folder com informações para guiar os passos dos visitantes.

Durante essa semana também serão promovidas duas tardes educativas. Amanhã alunos de 2ª e 3ª série irão conhecer um pouco do patrimônio material à céu aberto e do acervo imaterial do Museu e Espaço Cultural do Saneamento. E, na quarta-feira, o Museu da Baronesa recebe estudantes para a visita guiada intitulada Amelinha e o museu: uma viagem aos tempos da Baronesa. O agendamento para escolas pode ser feito pelo telefone 3228-4606 das 14h às 18h.

No Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) tem início hoje, às 18h, o Seminário de Museologia. O ciclo de palestras não tem taxa de inscrição e terá a duração de 20 horas, até sexta.

Um dos mais novos integrantes do Sistema Municipal e Museus, o Museu Farmacêutico Moura, vai intensificar o agendamento de visitas para escolares essa semana. A visitação consiste em uma interessante apresentação sobre a história do medicamento e a profissão farmacêutica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2128-2128.

No Museu da Baronesa, quinta-feira haverá visitação da reserva técnica do acervo para pequenos grupos, mediante agendamento prévio, com entrada franca. Na sexta-feira será dia de passe-livre para entrar no museu, das 13h às 17h30min.

Sábado será exibido o filme Bonequinha de Luxo, às 15h. As senhas para a sessão serão distribuídas gratuitamente a partir de amanhã das 14h às 17h30min. E para encerrar a programação comemorativa, no domingo ocorre a palestra Do pampa à passarela, com as professoras Renata Noronha, da Feevale e do Senac, e Joan Bosak, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A palestra marca o encerramento da exposição Entre rendas, chapéus e boas maneiras e irá abordar a relação entre indumentária, identidade regional e moda.

Ainda a partir dessa semana o Parque da Baronesa inaugura seu sinal de Internet sem fio (Wireless) e passa a ser o segundo local público da cidade a oferecer o serviço de conexão, além da Praça Coronel Pedro Osório, graças a uma parceria entre a Coinpel – companhia de informática da Prefeitura de Pelotas – e a empresa Brasil Telecom.


Momento favorável

Há dois anos em atividade, o Sistema Muncipal de Museus já conseguiu concretizar alguns de seus principais objetivos. Nesse tempo, criou uma rede integrada entre as instituições museológicas existentes no município, intensificou a divulgação através de ações conjuntas como a elaboração de folheteria e a promoção mútua.

Para a coordenadora do Sistema e diretora do Museu da Baronesa, Annelise Montone, vários fatores convergentes têm proporcionado reflexos positivos no setor, dentre os quais ela cita o Projeto Monumenta - que oportunizou o restauro de prédios históricos -, a realização de oficinas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a criação do curso de museologia da UFPel (em 2006) e do mestrado em memória social e patrimônio cultural, além do próprio Sistema Municipal de Museus. “Tudo isso tem contribuído para a valorização desses espaços criados para preservar a memória do município”, comenta ela, que estima que o aumento do público nos museus até o próximo domingo deva chegar a 50% ou até 70% em relação aos períodos de visitação regular.

Mais informações sobre as entidades que fazem parte do Sistema podem ser encontradas no site www.pelotas.com.br/smm. Faça o seu roteiro!


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa |Publicado em: Pelotas, Segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nenhum comentário: