quinta-feira, 14 de maio de 2009

Jornada movimenta a cena teatral pelotense

Um total de 18 horas de atividades artísticas ininterruptas é o que promete o Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que promove neste sábado a primeira Jornada Teatral.

Pela manhã, partir das 10h, e à tarde serão realizadas oficinas de voz, cenografia e improvisação no Clube Caixeiral. Durante a programação, haverá também um “café com diretores” que reunirá alguns dos principais nomes do teatro em Pelotas atualmente e um almoço “cênico” de confraternização. Cênico, não cenográfico, conforme esclarece o diretor do Núcleo, Adriano de Moraes.

Ao meio-dia os participantes da jornada irão para a rua fazer jogos teatrais tendo como cenário uma doçaria fictícia no calçadão, próximo ao Café Aquários. As intervenções na rua são sempre parte importante das atividades do Núcleo. “É uma forma de chamar a atenção para essa movimentação teatral crescente”, diz Adriano, que destaca os mais de cem alunos que atualmente fazem parte dos cursos de Teatro e Dança-Teatro da UFPel. “Nós temos sido cada vez mais requisitados por escolas e instituições para oficinas, apresentações ou qualificações, o que é um sintoma de que as pessoas já começam a perceber a nossa presença”, relata.


Atrações da noite

Voltada para a formação em teatro, a Jornada Teatral reserva para a noite a apresentação de dois trabalhos de pesquisa. O primeiro, Crias, é uma releitura do texto As Criadas, de Jean Genet. Em Crias três atores representam três criadas, que representam outras criadas, que confrontam ainda com outras representações de madames. Sem personagem fixo, a dramaturgia se apoia justamente sobre a reflexão de questões filosóficas para o teatro: quem é o ator, quem é a personagem e que papéis cada um representa na cena.

A segunda apresentação, Entre labirintos e espelhos, segue a mesma linha. Nesse trabalho solo, o ator-pesquisador Inácio Shardosin é um sujeito às voltas com questões privadas, na dramatização inspirada no texto Na solidão dos campos de algodão, de Bernard-Marie Koltès. “Nós não sabemos quais são exatamente essas questões. Tudo vai depender de como ele vai jogar na hora. Ele não interpretará nenhum personagem. Será ele, vestindo máscaras”, explica o professor Adriano falando em máscaras no sentido figurado. “É um trabalho solo mas não é um monólogo. É um diálogo, só que de um sujeito só”, complementa.

Quem for conferir as interpretações pode ficar para a festa que começa a rolar logo em seguida na sede do Núcleo. Será uma festa “meio à fantasia” com tema “Anos 80” – década em que nasceu a maioria dos estudantes que integram o grupo.


Inscrições

As inscrições para a jornada terminam hoje e podem ser feitas na sede do Núcleo (no prédio da UFPel localizado no calçadão da Andrade Neves quase esquina Lobo da Costa), que funciona de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h. O custo para a participação em todas as atividades (oficinas, café, almoço, apresentações e festa) é de R$ 10,00. Mais informações pelo telefone 8404-1116.


Outras atividades

O Núcleo de Teatro da UFPel tem no seu calendário diversas atividades abertas ao público programadas para ocorrer até o final do ano. Uma delas tem início marcado para o próximo dia 23, a Oficina de Figurino.

Sob a coordenação de Marcelo Silva, os participantes terão noções de corte e costura e também irão aprender a customizar vestuários a partir de bases prontas e criar figurinos com materiais alternativos.

“A minha vontade mesmo é que os grupos de teatro da cidade comecem a se interessar em participar dessas oficinas para que a gente possa qualificar a produção local”, disse Adriano de Moraes ao comentar a baixa procura pelas oficinas por parte da comunidade artística pelotense.

Já em andamento, o curso de Introdução ao Teatro tem duas turmas – uma com encontros às quintas, das 15h às 17h, e outra com encontros aos sábados das 14h às 16h. As aulas dessa que pretende ser uma “escola de espectadores” se dividem em dois módulos com lições práticas e teóricas. Os participantes pagam uma taxa de materiais mensal no valor de R$ 5,00. Interessados em participar dessas e de outras atividades devem procurar o Núcleo.


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / P. 4 | Publicado em: Pelotas, Quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nenhum comentário: