quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cinepel e CDL fazem lançamento oficial do Festival de Curtas da Fenadoce

A um mês do fim do prazo para inscrições de filmes no 1º Festival Nacional de Cinema da Cidade de Pelotas – o Cine Grandes Curtas – mais de 250 produções audiovisuais, de dez estados do País, já foram catalogadas pela Associação Pelotense do Cinema Independente (Cinepel). A informação foi divulgada na noite de segunda-feira, no lançamento oficial do festival marcado para ocorrer de 3 a 21 de junho no Centro de Eventos, durante a 17ª Fenadoce.

Segundo os organizadores, desde a última semana a média é de 15 a 20 novos filmes inscritos diariamente. Produtores podem enviar seus trabalhos até o dia 15 de maio, ou até que seja completada a grade de programação dos 19 dias de exibições. Como não há pré-seleção dos filmes (só são descartados aqueles que não apresentarem os mínimos pré-requisitos previstos no regulamento) será aceita a inscrição de, no máximo, 450 produções.

Por isso, quem deseja apresentar seu trabalho na mostra deve se apressar: devido ao fluxo intenso de remessas e ao fato de que, até agora, nenhuma obra foi rejeitada, a expectativa é de que as inscrições sejam encerradas dias antes do prazo final anunciado. As produções serão exibidas simultaneamente no auditório do Centro de Eventos e on-line, no site da Cinepel.

A abertura do festival será marcada pelo lançamento do longa-metragem O Rei da Munganga, uma narrativa feita com deboche e simplicidade sobre a vida do cantor paraibano Genival Lacerda. A diretora Carolina Paiva, o produtor João Lacerda e o próprio Genival já confirmaram que virão a Pelotas para a apresentação.

Na mostra não-competitiva o festival terá a participação de filmes de Portugal, dos Estados Unidos, da Escócia, Noruega e Grã-Bretanha. As obras estrangeiras, além de serem um tempero a mais para o evento, são um prenúncio do que pretendem os organizadores já para a segunda edição prevista para 2010: a intenção é, desde já, fazer do Cine Grandes Curtas um festival internacional. “Queremos fazer com que a repercussão desse evento coloque Pelotas definitivamente no calendário cultural e turístico do Brasil”, anuncia o presidente da Cinepel, José Mattos.

Para o cineasta e presidente da Associação Gaúcha de Audiovisual (Agauvi), o carioca Luiz Rangel, que esteve presente no evento de lançamento do festival, o caráter da mostra é importantíssimo como ensaio para o olhar. “O grande lance é você poder ver outras linhas de trabalho, ver como o audiovisual está acontecendo fora da cabeça da gente.”

Rangel ainda salientou a relevância da indústria cultural cinematográfica para a economia. “Uma produção de cinema movimenta todos os segmentos porque é um trabalho artístico que necessariamente deve ser realizado em equipe. A bonificação econômica para a comunidade é uma consequencia dos aspectos culturais. Infelizmente no Brasil a gente ainda encara a cultura como um reboque dos outros segmentos, e não como algo de potencial comercial”, polemiza.

Ele ainda ressaltou o ineditismo do festival de Pelotas por não impor barreiras aos produtores para a exibição e também por garantir espaço para a apresentação do formato curtas-metragens. “Esse tipo de filme tem por diferencial a capacidade de contar uma história ou transmitir uma mensagem em pouquíssimo tempo. Todos os dias, nos intervalos da TV, assistimos curtas: as propagandas que nos vendem um produto, um conceito ou um governo em apenas 30 segundos.”

O presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Pelotas (CDL), Ricardo Jouglard, destacou a importância do festival de cinema, assim como dos outros eventos culturais paralelos (o festival de música e a mostra de teatro) como atrativos a mais para o público que frequentar a Fenadoce esse ano.


A procura pela estatueta continua

Até o dia 25 desse mês artistas visuais podem inscrever projetos no concurso que irá definir o troféu que será entregue aos premiados nas 13 categorias do Cine Grandes Curtas. O resultado deverá ser anunciado no começo de maio. Informações e regulamento no site www.cinepel.com.br ou pelo telefone 3228-9339.


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / P. 4 | Publicado em: Pelotas, Quarta-feira, 15 de abril de 2009

Nenhum comentário: