terça-feira, 14 de abril de 2009

Programação estadual do Dia da Dança pode integrar grupos do interior

Grupos do interior do Estado poderão fazer parte da programação de atividades alusivas ao Dia Internacional da Dança organizadas pela Associação Gaúcha de Dança (Asgadan). Instituído pela Unesco como data comemorativa, o dia 29 de abril é dedicado à divulgação da dança e ao debate sobre a produção artística englobada nesse segmento.

Para participar, representantes de grupos e associações de Pelotas e demais municípios da região devem entrar em contato pelo telefone (53) 9988-0363 – com Aline – ou pelo e-mail bereestimulo@hotmail.com, com a coreógrafa Berê Fuhro Souto, representante da Asgadan na região Sul do Estado.

O objetivo principal desse contato é organizar uma mostra de fotos que irá ser incorporada à exposição itinerante, que inaugura na capital gaúcha no dia 29, sob a curadoria do fotógrafo Cláudio Etges. A mostra passará por diversas cidades-pólo das regiões em que se divide a Asgadan.
Na mesma ocasião, tomará posse em Porto Alegre a nova diretoria da associação, na qual Berê assumirá o cargo de secretária.

Além disso, serão realizados no âmbito local atividades paralelas à programação da capital, como espetáculos e debates. Essas ações fazem parte da estratégia da entidade de levar as atividades também para o interior.

Em Pelotas já está programado um café cultural que terá como tema a dança como atividade formal e não formal. O debate será mediado pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Henrique Pires.

Como representante da dança gaúcha nas discussões sobre a produção de espetáculos no Ministério da Cultura, Berê deve agendar para breve uma reunião com os representantes locais para levantar as principais questões que deverão ser levadas à Brasília. Em maio, a representante da Asgadan vai à Recife onde participará do Fórum Nacional de Dança.

São especialmente convidadas a participar das articulações para a realização da programação local do Dia Internacional da Dança a Associação de Dança de Pelotas (Adap) e a Associação dos Grupos Independentes de Dança de Pelotas (Agid).

Mais informações pelo site www.asgadan.com.br. O contato direto com a associação pode ser feito pelo e-mail asgadan@asgadan.com.br.


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / P. 4 | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 14 de abril de 2009

Nenhum comentário: