quarta-feira, 1 de abril de 2009

No mar da cultura

Muitas atrações esperam pelo público nos pavilhões da Festa do Mar, que começa amanhã em Rio Grande

Aviões do Forró, Alexandre Pires, Chimarruts e Papas da Língua são as grandes atrações nacionalmente conhecidas confirmadas para a 12ª Festa do Mar. Mas, não é apenas de grandes shows que se faz a programação artística e cultural de um dos principais eventos do calendário rio-grandino. Em espaços alternativos espalhados pelos pavilhões da feira são os talentos locais que roubam a cena.

“Rio Grande tem uma riqueza musical muito forte”, diz a professora e ex-secretária de Cultura e Educação do município Sônia Tissot, que este ano assume pela primeira vez a responsabilidade pela programação cultural da Festa do Mar.

Em meio a portfólios e ao vasto número de artistas cadastrados pela unidade de cultura do município foram garimpados artistas e grupos para se apresentar durante os 11 dias de programação. Ao todo, são mais de 100 shows de música e dança, além de apresentações teatrais, saraus literários, oficinas e exibições de filmes.


Um passeio pela feira

Os espaços são diferenciados. No Restaurante Executivo se apresentarão duos e trios, instrumentais ou de violão e voz apenas, garantindo ao lugar um som ambiente para ser apreciado como acompanhamento ideal para o requintado cardápio de frutos do mar.

Na Praça de Alimentação o som é mais eclético e permite a apresentação de conjuntos musicais maiores. “Mesmo assim tivemos o cuidado de priorizar a área da Gastronomia como local de encontro e fazer com que os shows sejam agradáveis e dêem condições de audição para boas conversas”, destaca Sônia.

O espaço mais interativo da feira será o Multipalco, onde o público poderá participar de atividades como aulas de dança, fandangos e encontros, como o que terá como tema a cultura afro.

No palco do Porto Velho terão lugar as academias e companhias de dança, as apresentações de teatro infantil - realizadas em parceria com o Sesc - as oficinas de teatro e literatura e as sessões de cinema. Ainda no pavilhão A5 o Ponto de Cultura ArtEstação estará instalado com diversas atividades culturais, que habitualmente ocorrem na sede do projeto, na praia do Cassino.

Os visitantes podem ainda conhecer a orla da Lagoa dos Patos a bordo das escunas Bucaneiro e Vento Negro, com saídas de hora em hora, ao custo de R$ 6,00 por pessoa.

Quem preferir pode ainda experimentar a sensação de estar em alto-mar sem sair da terra firme, no simulador de vela do Yatch Club.


Prestigie!

A visitação à Festa do Mar pode ser feita de segunda a quinta-feira, a partir das 16h e de sexta a domingo a partir das 10h.


Confira

Amanhã (quinta-feira)

Palco da Gastronomia
20h - Som Brasil

Restaurante executivo
20h - Daniel Galarraga

Multipalco
19h30min - Banda da Ilha

Palco Porto Velho
18h - Atividades literárias (Livraria Acadêmica)
18h - Exposição Retrospectiva (Ponto de Cultura ArtEstação)
19h - Mostra de vídeo: De estação a centro cultural

Pavilhão Institucional
17h e 19h - Sax Ricardo


Sexta-feira

Gastronomia
12h - Leonardo
20h - Pérolas Negras
21h30min - Cia Banda Show

Restaurante Executivo
20h - Guilherme Curi
21h30min - Marco Isoldi & Volnei

Multipalco
14h - Grupo de Dança E.M. Helena Small
15h - Grupo de Dança Semente Olímpica
15h30min - Crianças da E.M. Rio Branco
16h - Teatro E.E. Revocata Mello
18h - Hip hop Mente sem limite
19h30min - Cia do Maxixe - Dança de Salão com Sandro Vieira

Palco Porto Velho
16h - Atividades literárias (Livraria Acadêmica)
16h - Mercado de Arte (Ponto de Cultura ArtEstação
16h - Cine Ludio DVD: Mosconautas
18h - Cia Gênesis: Orfeu & Eurídice
21h - Sarau poético (Livraria Acadêmica)

Pavilhão Institucional
16h e 19h - Sax Vilmar

Veja a programação completa no site www.festadomar.com.br e os destaques do final de semana na edição do caderno Tudo desta sexta-feira.


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 31 de março de 2009

Nenhum comentário: