quinta-feira, 30 de abril de 2009

Reflexos do novo e do antigo no Malg

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) abre as portas de suas salas de exposição a partir de hoje (29) para duas mostras de contrastes: no piso superior, na Sala dos Novos, o artista recém-formado Adrian Nornberg expõe gravuras ambientadas em temas urbanos. No andar térreo, seis décadas de história cobrem as paredes de outras duas salas, na exposição alusiva às comemorações dos 60 anos de fundação da Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA). Ambas apresentam bons motivos para serem conferidas.


A cidade ao redor

A psicodelia urbana distorce as linhas retas e rearquiteta a paisagem da cidade no trabalho de Adrian Nornberg, bacharel em gravura formado ano passado no Instituto de Artes e Design da Universiade Federal de Pelotas (IAD/UFPel).

Na exposição Reflexos urbanos ele – que antes de descobrir a gravura preferia a escultura - não esconde a supervalorização da matriz ante ao próprio produto final, numa constante busca por redimensionar as imagens planas. “A gravura tem muito de escultura. Eu começo a fazer os sulcos por um cantinho da madeira, até que as figuras se expandem por todo o espaço”, comenta.
Com foco no processo de “escavação” da madeira, o resultado é um trabalho dualista, composto por reflexos. Frente e verso. Positivo e negativo. Preto e branco.

Mas as cores também aparecem através da técnica chamada “matriz perdida”, que precisa ser repetida o número de vezes correspondente ao número de cores presentes no trabalho.

“A matriz reflete o que eu penso”, diz ele que retrata imagens cheias de solidão, representada por personagens oprimidos – encolhidos ao invés de acolhidos - pelas formas surreais que a cidade assume na correria do dia-a-dia.


Sexagenária

Na exposição comemorativa em alusão aos 60 anos de fundação da Escola de Belas Artes de Pelotas, obras de professores e ex-alunos permitem ao espectador um olhar sobre trabalhos representativos de várias fases dessa trajetória histórica.

A Escola de Belas Artes, fundada em 19 de março de 1949, originou o atual Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas (IAD). No encontro entre o passado e o presente, a instituição e a comunidade, os organizadores esperam cada vez mais fortalecer a identidade desse marco cultural constituído de “belas artes” há seis décadas.

A exposição EBA/IAD 60 anos tem a curadoria da professora Carmen Regina Bauer Diniz.


Prestigie!

O quê: Reflexos urbanos – Gravuras de Adrian Nornberg - e EBA/IAD 60 anos
Onde: no Malg (rua General Osório, 725)
Quando: Reflexos urbanos tem vernissagem hoje (29), na Sala dos Novos, às 19h. Já a exposição do IAD tem abertura marcada para as 18h. A visitação de ambas as mostras pode ser realizada de terça-feira à domingo das 10h às 19h com entrada franca.
A exposição do IAD fica em cartaz até o dia 31 de maio, e a de Adrian Nornberg somente até o próximo dia 18.


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nenhum comentário: