terça-feira, 20 de maio de 2008

Paradigmas do Corpo

Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul
apresenta nesta quarta-feira duplo espetáculo no Sete de Abril.


O que é o corpo, como ele se relaciona com outros corpos e com tudo mais que há? Como reage e interage com as interferências de elementos externos? As questões acerca da forma e das conseqüências da ação inevitável das mais elementares leis da física intrigam e inspiram a concepção do duplo espetáculo que a Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul traz a Pelotas amanhã.



Entrecorpo e Suspensos pelo Vento dialogam de maneira sutil, através das linguagens contemporâneas da dança, sobre as intervenções do corpo no espaço, provocando, no palco, efeitos visuais que se expressam no contraste de luz e sombra e em silhuetas, movimentos e rítmos. "As duas partes são bem diferentes. Enquanto Entrecorpo é bem mais intimista, Suspensos pelo Vento provoca uma overdose de movimentos ao abordar a relação dos corpos com a gravidade", diz coreógrafa Janaína Jorge, responsável por ensaiar as duas montagens, que juntas têm cerca de uma hora e dez minutos de duração.



Sobre a Companhia

A Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul é a única companhia pública oficial do Rio Grande do Sul. Fundada em 1997, a partir de um projeto de lei, vem experimentando diversas possibilidades de criação artística e diversificando seu repertório através da participação de coreógrafos nacionais e estrangeiros, que compartilham a proposta de alargar o vocabulário da dança contemporânea.

Mesmo em sua breve existência, se comparada às escolas mais tradicionais do País, a Companhia de Dança de Caxias do Sul já possui uma significativa trajetória. Conquistou renome e reconhecimento ao participar de grandes eventos nacionais e internacionais, como o Uni Modern Dance Festival, da Alemanha, o Festival de Danza Nueva, no Peru, o Sesc - Fora do Eixo, em São Paulo e o Porto Alegre em Cena.

Desde novembro do ano passado quem está à frente da Companhia é a coreógrafa pelotense Janaína Jorge, bailarina com formação clássica e moderna, que já soma 17 anos de carreira profissional. Apesar de radicada em Caxias, ela continua desenvolvendo trabalhos paralelos em Pelotas, fazendo parte, por exemplo, do elenco do espetáculo Nau dos Sentimentos.

A expectativa dela é de que a apresentação do grupo da Serra em Pelotas contribua para a valorização dos profissionais da dança na cidade. "Pelotas tem um elenco de bailarinos com muita garra, dedicação e qualidade, que com pouco tempo de ensaio consegue dar conta de um repertório que não é nada fácil. Mas ainda é amador, as pessoas aqui pagam para dançar", diz ela, ressaltando a principal diferença entre o pioneiro grupo caxiense - bancado pelo Poder Público - e os grupos de dança de Pelotas. A bailarina espera que o exemplo bem-sucedido da Companhia de Caxias (que inclusive contribuiu para que o município fosse escolhido, ano passado, como Capital Cultural do Estado pela Revista Aplauso, desbancando Pelotas) sirva de estímulo para o surgimento de iniciativas semelhantes, que incentivem e viabilizem as produções por aqui.

Prestigie!

O quê: Entrecorpo e Suspensos pelo Vento, duplo espetáculo da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul

Quando: Nesta quarta-feira, às 21h

Onde: No Theatro Sete de Abril

Ingressos: Antecipados à venda na bilheteria do Theatro e no Studio Pilates, na rua Padre Anchieta, 2247

* A vinda deste espetáculo para Pelotas tem o apoio do Restaurante Trem Bão e da Parrillada Mercado del Puerto.


Texto: Bianca Zanella | Fotos: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 20 de maio de 2008

E aí? Você acha que Pelotas deveria seguir o exemplo de Caxias do Sul e bancar sua própria companhia de dança?

Até o dia 31 de maio, participe da enquete (na lateral esquerda do blog) e opine sobre este assunto!

Um comentário:

Zé Maria disse...

Muito interessante,, definitivamente SIM. JM