quarta-feira, 28 de maio de 2008

A arte da boa vizinhança

Em nome da integração das artes cinco artistas formados pelo Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas (IAD/UFPel) realizam até sexta-feira no Centro Universitário de Cultura e Artes (Cuca) a exposição A Mostra Mostra Vizinhança, que tem ainda a participação de Zenilda Cardozo, de Porto Alegre, e da artista mexicana Violetha Vite.

Com propostas estéticas bastante singulares, a composição de trabalhos dialoga pela individualidade dos artistas e pela diversidade de temas. "A associação dos trabalhos é muito subjetiva, a afinidade aqui é muito mais pessoal que artística", diz uma das organizadoras, Camila Hein.

A mostra reúne, entre outras obras, as estruturas cambaleantes feitas a traços livres, elaboradas por Vivian Herzog, os curiosos jogos de palavras e formas propostos por Camila Hein, a sobreposição de cores e significados de Francis Silva e a arte-artesanato de Lizandra Pereira, que questiona a sub-valorização dos cultos afrorreligiosos.

A ocasião tem também um tom de despedida, retratado no abraço largo da águia - xilogravura dividida em três partes concebida por Alexandre Lettnin. Inspirada no símbolo do México, que aparece gravado na moeda que carrega no bolso, presente da colega Violetha, a obra é uma homenagem à artista, que desde fevereiro realiza intercâmbio em Pelotas.

Formada pela Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, ela retorna na próxima semana ao seu país, para uma rápida parada antes de embarcar para Madrid, na Espanha, onde fará o curso de mestrado em artes visuais.


Era uma vez... Hambúrguer e fritas com tempero mexicano

Uma pequena prova da arte mexicana também está, até sexta-feira, no corredor do Instituto de Artes e Design da UFPel, representada pelas obras assinadas por Violetha Vite. Na mostra individual Com Mc tudo é possível, a artista faz sutis provocações, e com o pincel "cutuca" a política econômica internacional.

Com uma linguagem contemporânea, Vite propõe uma releitura dos padrões de consumo através de contos infantis como Rapunzel, Branca de Neve, Alice no País das Maravilhas e o Mágico de Oz. Segundo ela, essas e outras histórias universais ficam esquecidas no imaginário cultural coletivo, mas reaparecem quando as manifestações se dão no meio econômico. "Na biblioteca é mais difícil das pessoas darem importância a essas histórias, mas se é uma multinacional que oferece o livro, as pessoas compram", afirma.


Prestigie!

O quê:
Exposição coletiva A Mostra Mostra Vizinhança, com trabalhos de Alexandre Lettnin, Camila Hein, Francis Silva, Lizandra Pereira, Violetha Vite, Vivian Herzog e Zenilda Cardozo. Curadoria: Violetha Vite e professor Wilson Miranda.
Quando: Até sexta-feira, das 14h às 20h. Abertura hoje, às 17h, com a presença dos artistas participantes.
Onde: No Cuca - Centro Universitário de Cultura e Arte (Rua Félix da Cunha, nº 62, em frente à Praça Coronel Pedro Osório).
Entrada franca.

Confira também:
O quê: Com Mc tudo é possível, mostra individual de Violetha Vite.
Quando: Até sexta-feira, aberto à visitação das 8h às 22h.
Onde: No corredor do 2º andar do Instituto de Artes e Design - IAD/UFPel (Rua Alberto Rosa, 62). Entrada franca.

Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas,Quarta-feira, 28 de maio de 2008


Nenhum comentário: