quarta-feira, 7 de maio de 2008

Paixão é tango, romance é bolero

Flamenco e tango. Para o músico Gahuer Carrasco são estes os ritmos que melhor representam a paixão, em música, expressão e estilo. Já o romance é embalado pela melodia do bolero, compassado e dançado a rostos colados. No limiar destas sensações, manifestações e sentimentos oscila a proposta de seu novo trabalho, Pasión y Romance, espetáculo deste sábado no Theatro Guarany.

"O show vai de um extremo a outro daquilo que significa ser 'romântico'", diz ele, tentando explicar as variações musicais que vão desde os tons mais fortes e calorosos aos mais passivos, tênues, melódicos.

Nascido na fronteira, o violonista carrega uma forte herança castelhana, influência evidente em suas escolhas musicais. "Minha mãe me colocava pra dormir ao som de tango, não tinha como eu não gostar", brinca. Em suas interpretações, temas clássicos do cancioneiro espanhol e latino-americano são revividos em novos arranjos, fazendo o público surpreender-se ao mesmo tempo em que reconhece as melodias de forte identificação popular, a começar pelo célebre nome de Carlos Gardel, figura não rara em seu repertório.

Apresentação irá virar DVD

Com direção do espanhol Alberto Alda, a gravação deste espetáculo será a base para a produção de um DVD - primeiro de sua carreira -, ainda sem data para ser lançado. Como convidados, participam os músicos Posidônio Tavares (bandoneon e violão), Sônia Cava e Toni del Ponte (piano), Lucian Krolow (flauta transversal), Daniel Zanotelli (saxofone), Paulo Lima (contrabaixo), Lyber Bermudez (percussão: bateria, cajón e castanholas) e Guilherme Soares (trompete).

Ao todo, 25 instrumentistas de Pelotas e do Theatro São Pedro, de Porto Alegre compõem a orquestra do espetáculo, que tem ainda a participação de oito bailarinos da Companhia da Dança.

A base para cordas e pianos é assinada pelos arranjadores Ivanov Basso, do Conservatório de Música da UFPel e pelo músico uruguaio Juan Schellemberg.

Difusão étnica

Aclamado por platéias daqui, da Grécia, Bulgária e Portugal durante a turnê de divulgação de seu primeiro CD Expressão em Cordas, lançado ano passado, Gahuer Carrasco viaja o mundo divulgando a a expressão musical latino-americana e suas raízes.

Agora, com o projeto em desenvolvimento Pasión y Romance, pretende retornar à Europa, e também viajar mais do Mercosul ao México. Já tem concertos agendados em várias cidades do Brasil, no Uruguai, Paraguai, México, Espanha, Portugal, Alemanha, Grécia, Bulgária, Áustria, Inglaterra e França.

Prestigie

O quê: Espetáculo musical Gahuer Carrasco - Pasión y Romance

Quando: neste sábado, dia 10, às 21h

Onde: no Theatro Guarany

Ingressos: Antecipados à venda com 50% de desconto no Posto Cidadão Capaz (rua Félix da Cunha esquina com a Tiradentes) e na loja Conceito Móveis (Andrade Neves, 2276). Na hora o valor do ingresso será R$ 20,00.


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Quarta-feira, 7 de maio de 2008

Nenhum comentário: