terça-feira, 20 de maio de 2008

A Prata da Casa no IAD

A Galeria de Arte do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas (IAD/UFPel) apresenta a partir de hoje seus mais novos talentos, formados no curso de Artes Visuais no final do ano passado, em duas exposições seqüenciais. A primeira começa hoje e vai até o dia 19 de junho.

Os artistas participantes não são exatamente iniciantes no circuito local de exposições, mas nesta mostra revisitam trabalhos pré-elaborados, repensam conceitos e reapresentam seus projetos sob novas roupagens, agora em um novo estágio de evolução e desenvolvimento.

Para quem está acostumado, por exemplo, a ver os desenhos de Marina Guedes em proporções descomunais, feitos à base de carvão e água em paredes imperfeitas, poderá surpreender-se com a seqüência de rostos diminutos, onde a lizura do papel e o tamanho reduzido multiplicam a precisão do traço e a delicadeza da expressão nas feições femininas.

As ambíguas criações de Carina Neves (quem já não viu por aí as meigas bonequinhas de pano pregadas na parede?) também ganham uma nova versão, dessa vez no emaranhado de fios de cabelo artificiais, embora mantenha o uso e a conceituação dos pregos, duros e pesados em significado.

Vale à pena espiar, também, através do curioso prisma criado por Aline Martins. A cabine de espelhos dá uma nova dimensão à gravura, acentua a relação do corpo do observador com o objeto observado, e garante, literalmente, múltiplos "pontos de vista" sobre a obra.

Outras criações feitas a partir de técnicas de desenho, escultura, pintura, fotografia e stop motion (animação) presentes na mostra, também desafiam a percepção e a sensibilidade os espectadores. A dica para compreendê-las é tentar relacioná-las a uma visão de si mesmo. "Em todos esses trabalhos o corpo é uma referência muito forte", explica a professora responsável, Martha Gofre, analisando as possibilidades interpretativas explícitas e implícitas presentes em cada obra.


Quem participa

Aline Martins, Bruno Barboza, Carina Neves, Cristiane Leite, Ilma Lima, Geovani Gonçalves, Mário Schuster, Marina Guedes, Pauline Treicha, Renata Job e Simone Petrucci.


Extra-classe

Esta será a primeira de duas exposições "gêmeas", das quais fazem parte todos os alunos que concluíram o curso de artes visuais no segundo semestre do ano passado. Na segunda exposição, prevista para o início de junho, outros recém-formados terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos. Até o final do ano a galeria já tem seu calendário praticamente lotado, com previsão também de exposições de professores e convidados.

Segundo a professora Martha Gofre, que assumiu a coordenação do espaço no mês passado, a galeria vai manter a política de incentivar a qualificação da produção e ao mesmo tempo conferir destacamento às produções expostas, e não de "marcar lugar" e garantir acesso a trabalhos que ainda não alcançaram certo nível de "consistência e amadurecimento". Para ela, a galeria cumpre o papel didático de oferecer aos artistas iniciantes a possibilidade de mostrar seu trabalho, desde que estes sejam convincentes. "A proposta de uma sala de exposições é diferente da proposta de uma sala de aula. Por isso os expositores devem encarar a galeria não como alunos, mas como artistas".

A professora citou ainda outros espaços alternativos para os jovens talentos, como o recém-instaurado Cuca (Centro Universitário de Cultura e Artes), os corredores do campus e a também recém inaugurada Sala dos Novos, no Malg (Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo).


Prestigie!

O quê: Exposição Artistas Visuais 2008

Onde: Na galeria de Arte do IAD (rua Alberto Rosa, 62)

Quando: Abertura hoje, às 18h. Visitação até o dia 19 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h. Entrada franca.

Agendamento: Grupos e turmas de estudantes podem agendar visitas guiadas no Núcleo de Extensão e Divulgação (NED) pelo telefone 3278-6711.


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 20 de maio de 2008

Nenhum comentário: