A proposta, segundo a professora Francisca Michelon - que assina a curadoria ao lado de Raquel Schwonke - é sucitar através desse olhar diferenciado, reflexões a respeito daquilo que possui valor patrimonial e constitui memória, conceitos que, segundo ela, são construídos sob grande influência do discurso fotojornalístico. "O fotojornalismo é diferente da fotografia meramente contemplativa, principalmente porque exerce uma percepção muito mais factual e sintética. Ao mesmo tempo, o fotógrafo no jornal tem um poder muito mais imediato que o repórter. A matéria é informativa, porém a foto é reflexiva", afirma a professora da UFPel, que tem formação em artes visuais e doutorado na área da história.
Participam da mostra os fotógrafos Nauro Júnior, da Zero Hora, Vilmar Tavares, do Diário da Manhã, Paulo Rossi e Moizés Vasconcellos, ambos do Diário Popular, escolhidos, segundo Francisca Michelon, porque "possuem uma maturidade fotográfica conquistada ao longo de suas trajetórias profissionais, e estilos bastante distintos".
Mostra fotográfica será a primeira a ocupar a Sala dos Novos
Malg na Semana Nacional de Museus
Até domingo o Malg promove atividades integradas à programação nacional da 6ª Semana dos Museus, que este ano tem como tema central o papel dos museus como agentes de mudança social e desenvolvimento. Para diretora Raquel Schwonke, o fato do Malg estar inserido nesta programação de forma bastante diferenciada, não apenas com exposições mas também com oficinas e palestras, faz com que o Museu ocupe uma posição destacada nacionalmente. Ela acredita que a ampla divulgação deva repercutir tanto como fator de valorização do Malg no âmbito local quanto como forma de atrair visitantes de outras localidades que estejam em trânsito. "Nossa preocupação foi manter esta semana uma proposta não tanto voltada para a arte, mas sim para a relação da comunidade com a arte", explica.
A expectativa, segundo a diretora, é de que o público freqüentador do museu durante esses dias alcance o dobro da média normal. Atualmente esse número já tem se mantido alto - entre 150 e 200 visitantes por dia - desde o início da exposição do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) A Expressividade na arte brasileira, que ocupa a sala principal até o dia 1º de junho e já tem lotada a agenda de visitação em grupos.
Prestigie!
O quê: Exposição Pelotas Antiga vista pelos Fotojornalistas
Quando: Vernissage - Quarta-feira, dia 14, às 18h Visitação - de 15 de maio a 31 de julho, com visitação de terças a domingos das 10h às 19h. Entrada franca
Onde: na Sala dos Novos, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (rua General Osório, 725).
***Confira também***
Programação da 6ª Semana Nacional de Museus no MALG
De 12 a 31 de maio
Oficina de Xilogravura. Coordenação Gabriela Pereira IAD/UFPel. Horário: das 14h às 17h. Valor: R$ 5,00
Hoje
Palestra - Museu e Inclusão Social; discutindo a acessibilidade. Palestrante Cíntia Essinger - UFPel. Das 18h às 20h. Entrada franca.
Amanhã
Oficina - Desenho de modelo vivo. Coordenação Nadia Senna - IAD/UFPel. Das 14h às 17h. Valor: R$ 5,00
Quinta-feira
Mesa Redonda - Museu, Fotografia e Memória. Participação Francisca Michelon e Letícia Mazucchi - UFPel. Das 14h às 17h. Entrada franca.
Sexta-feira
Oficina - Educação para o Patrimônio e Mudança Social. Relatos. Participação de Francisca Michelon e alunos da UFPel. Das 8h30 às 17h. Entrada franca.
Cinema - Mostra do filme Saneamento Básico seguida de debate. Coordenação Lanza Xavier - Curso de Cinema e Animação da UFPel. Das 18h às 19h30. Ingressos gratuitos e limitados, disponíveis antecipadamente no Malg.
Mesa Redonda - Cinema e Memória. Coordenador Guilherme da Rosa - Curso de Cinema e Animação da UFPel. Das 19h30 às 20h30. Entrada franca.
Inscrições: no local ou pelo telefone 3225-9144
Mais informações: no site http://ila.ufpel.edu.br/malg
Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 13 de maio de 2008 | Foto: Divulgação (1)/ Dankas Moraes (2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário