terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ah, o rock'n'roll...

Era quinta-feira à noite e um João Gilberto cheio aguardava o início do show de um dos nomes mais respeitados da cena roqueira no sul do País. Foi uma noite pulsante.

O cabeludo louro mostrou diante dos fãs que em sua idade não-revelada continua na melhor forma e tem tudo para manter o título de "imortal". Se é bom vê-lo assim, melhor é vê-lo bem acompanhado por jovens e talentosos músicos como os guitarristas Lula Valle e Ben-Hur, e o carismático contrabaixista Mauro Kupin. Sempre à vontade e sem medo de perder "o posto" privilegiado, o "highlander" do rock divide o espaço e só quem lhe rouba a cena, e ainda assim com seu consentimento, é Cris Bertolucci com sua bateria delirante, a quem Alemão Ronaldo faz questão de se curvar e reverenciar.


Alemão subiu ao palco estiloso como sempre, de óculos escuros, tênis Adidas, casaco e um lenço florido no pescoço sobre a divertida camiseta branca estampada com códigos de barras. Veterano do rock, o músico é uma figura estranha à primeira vista. Apesar da pose e da "pinta" de "mau" - carregada no estereótipo de roqueiro - até parece que não tem cara feia com seu sorriso e olhos dóceis capazes fazer qualquer guria solteira se apaixonar.

Representante legítimo da geração "paz e amor", o músico ainda carrega no som das guitarras, na poesia e no olhar apaixonado um romantismo tão retrô quanto o visual. Que bom que o retrô está sempre na moda.

Se em Santa Maria Alemão Ronaldo teve a "cara-de-pau" de gravar direto o DVD Quero mais que só me dar bem, com 11 canções inéditas desconhecidas para o público, entre 15, aqui no lançamento ele foi um pouco menos ousado. Ou mais, dependendo do ponto de vista. O músico apostou no repertório das antigas - que sempre cai bem - além de vários covers, ou melhor, releituras, que pela personalidade com que foram interpretadas pareciam se desassociar de suas versões originais. Na voz do roqueiro, a música Outra noite que se vai ficou praticamente irreconhecível e é bem provável que poucos roqueiros tenham se lembrado que o refrão tão animadamente entoado é na verdade um reagge de Armandinho.

Das novas, Alemão Ronaldo mostrou ao público Bailarina, mais uma balada romântica de versos singelos que agradou. O refrão o "vestidinho branco e as sandálias do Natal..." foi repetido tantas vezes que "pegou de prima", como diria Oswaldo Montenegro na canção O chato. Felizmente o público não foi vencido pelo cansaço e até curtiu cantar pela segunda vez - com direito a coreografia - o hit Me leva pra casa.

Brincadeiras à parte, o DVD Quero mais do que só me dar bem tem muitas qualidades e várias músicas com potencial para se tornarem "clássicas" do repertório roqueiro dos pampas. Alemão Ronaldo se deu bem. Mas ele quer mais.

Ainda para o primeiro semestre, Alemão Ronaldo já pensa em um outro show em palco pelotense, dessa vez para promover o grande e definitivo lançamento do novo álbum. Até lá os fãs podem conhecer o trabalho pelo site www.alemaoronaldo.com.br. Músicas, vídeos e encartes estão disponíveis de graça para download, mas quem quiser poupar o trabalho da "pirataria" pode adquirir CD + DVD por apenas R$ 20,00. Com vários vídeos de bastidores nos extras e uma animada participação do público no show, o DVD mostra de uma forma divertida a rotina dos músicos que rodam pelo interior do Estado.

Texto: Bianca Zanella | Fotos: Ândria Halfen | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Nenhum comentário: