"Foi-se o tempo... aliás, acho que nunca houve o tempo... em que o músico pensava só em tocar seu instrumento, compor sua música e esperar que um empresário o descobrisse e o colocasse no mercado." Assim começa a apresentação do site Compositores do Sul, criado pelo músico Cardo Peixoto há cerca de um mês para ser uma referência de mobilização na Internet para autores do Rio Grande do Sul.
A página hospedada na rede social Ning conta atualmente com 59 membros e 189 músicas postadas, e serve como central de informações e debates sobre questões de interesse dos músicos. Além disso, reúne links das páginas pessoais dos integrantes, onde cada um pode divulgar o seu trabalho. Apesar do nome, o site não é restrito a compositores gaúchos, mas sim focado na música produzida aqui com referências na Música Popular Brasileira ou o que Peixoto denomina "a nova música brasileira do Sul do Brasil". Segundo ele, as características peculiares e as necessidades específicas do mercado musical da região justificam a existência do espaço.
A ideia para criar o Compositores do Sul surgiu de uma outra comunidade no Ning - o Clube Caiubi - que reúne quase dois mil compositores de todo o País e mais de 5,5 mil músicas postadas aspirantes a novos sucessos da MPB. Além da intensa atividade virtual, o clube - a exemplo de outros - também promove encontros reais em São Paulo (estado de origem da maioria dos seus integrantes) nos quais costumam se realizar pockets shows.
O pelotense Beto Porto - membro número um da comunidade Compositores do Sul - é integrante também de outros sites semelhantes que se proliferam na rede e cujo objetivo, em geral, é promover a produção musical cooperativa. "Participar desse tipo de site vale à pena pela possibilidade de trocas de informações e pela formação de parcerias virtuais", comenta.
Diferente do My Space e de outros tantos espaços alternativos como o Orkut e o You Tube - que servem de vitrina para músicos jovens ou veteranos divulgar o seu trabalho - o Ning é uma rede social voltada para quem faz e para quem trabalha com música. "Ele proporciona o contato direto entre pessoas envolvidas diretamente com produção musical", diz Peixoto. "O grande negócio do Ning não é buscar público e sim parcerias musicais. É nisso que os músicos que estão começando quase nunca pensam, mas deveriam pensar", fala ele. "Quando me dei conta disso, tirei as músicas dos discos que eu tinha postado no meu perfil e optei por postar composições novas, feitas com parceiros do clube de vários estados do País."
Para Cardo Peixoto, o Ning é uma ferramenta ótima, mas só tem função se for utilizado de forma participativa. Segundo ele, por causa da falta de atualizações, a tendência é que vários grupos de relacionamento do Ning acabem desaparecendo. "Está muito pulverizado", diz ele, que dá a dica para novos usuários: "Não adianta entrar em vários clubes se tu não conseguires realmente participar de todos. Porque não é só lançar o material. Tem que administrar a página, participar dos fóruns, levantar questões interessantes nos blogs... Os músicos que já entenderam a função do Ning estão começando a se valer legal desse espaço."
Acesse, conheça, participe
Clube Caiubi
Compositores do Sul
Encontro Autoral
Texto: Bianca Zanella | Foto: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
A página hospedada na rede social Ning conta atualmente com 59 membros e 189 músicas postadas, e serve como central de informações e debates sobre questões de interesse dos músicos. Além disso, reúne links das páginas pessoais dos integrantes, onde cada um pode divulgar o seu trabalho. Apesar do nome, o site não é restrito a compositores gaúchos, mas sim focado na música produzida aqui com referências na Música Popular Brasileira ou o que Peixoto denomina "a nova música brasileira do Sul do Brasil". Segundo ele, as características peculiares e as necessidades específicas do mercado musical da região justificam a existência do espaço.
A ideia para criar o Compositores do Sul surgiu de uma outra comunidade no Ning - o Clube Caiubi - que reúne quase dois mil compositores de todo o País e mais de 5,5 mil músicas postadas aspirantes a novos sucessos da MPB. Além da intensa atividade virtual, o clube - a exemplo de outros - também promove encontros reais em São Paulo (estado de origem da maioria dos seus integrantes) nos quais costumam se realizar pockets shows.
O pelotense Beto Porto - membro número um da comunidade Compositores do Sul - é integrante também de outros sites semelhantes que se proliferam na rede e cujo objetivo, em geral, é promover a produção musical cooperativa. "Participar desse tipo de site vale à pena pela possibilidade de trocas de informações e pela formação de parcerias virtuais", comenta.
Diferente do My Space e de outros tantos espaços alternativos como o Orkut e o You Tube - que servem de vitrina para músicos jovens ou veteranos divulgar o seu trabalho - o Ning é uma rede social voltada para quem faz e para quem trabalha com música. "Ele proporciona o contato direto entre pessoas envolvidas diretamente com produção musical", diz Peixoto. "O grande negócio do Ning não é buscar público e sim parcerias musicais. É nisso que os músicos que estão começando quase nunca pensam, mas deveriam pensar", fala ele. "Quando me dei conta disso, tirei as músicas dos discos que eu tinha postado no meu perfil e optei por postar composições novas, feitas com parceiros do clube de vários estados do País."
Para Cardo Peixoto, o Ning é uma ferramenta ótima, mas só tem função se for utilizado de forma participativa. Segundo ele, por causa da falta de atualizações, a tendência é que vários grupos de relacionamento do Ning acabem desaparecendo. "Está muito pulverizado", diz ele, que dá a dica para novos usuários: "Não adianta entrar em vários clubes se tu não conseguires realmente participar de todos. Porque não é só lançar o material. Tem que administrar a página, participar dos fóruns, levantar questões interessantes nos blogs... Os músicos que já entenderam a função do Ning estão começando a se valer legal desse espaço."
Acesse, conheça, participe
Clube Caiubi
Compositores do Sul
Encontro Autoral
Texto: Bianca Zanella | Foto: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
2 comentários:
Bianca,
a matéria ficou muito legal. Só tem uma confusão... o NING é uma empresa que hospeda gratuitamente estas redes sociais (hoje são milhares), que podem ser sobre qualquer tema ou segmento. As redes sociais a que me refiro e que reúnem compositores e afins, são especificamente a Compositores do Sul e o Clube Caiubi. Estes 2 sites são a minha referência em todas as afirmações que fiz.
De qualquer forma, foi muito legal teres abordado o tema e fico muito agradecido por isso.
Bj
Cardo,
Realmente eu acabei confundindo os conceitos no texto. Então fica aí o esclarecimento aos leitores. Obrigada por comentar a matéria, e que a comunidade Compositores do Sul tenha muito êxito como o Clube Caiubí já tem. :)
Postar um comentário