quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O ecletismo enraizado de Roberto Luçardo

Tão diferentes e cada vez mais próximas. Não é de hoje que a música nativista e a música popular brasileira formam par, mas esta semana elas ganharam um novo endereço virtual de encontro. Segunda-feira a Nativu Design lançou na Internet o novo site do cantor e compositor Roberto Luçardo - nas versões português, inglês e espanhol.

A página traz um pouco da trajetória musical do piratiniense radicado em Pelotas disposto alcançar o mundo pela Web. Os efeitos e o estilo do site são divertidos e têm a marca da simplicidade de Luçardo. Apesar das muitas animações em flash, a página carrega rapidinho.

Roberto Luçardo é um músico nativista a trilhar os rumos da MPB. Com talento para bossas e milongas, ele aventura-se por um cancioneiro eclético e de forte personalidade. Afinal, diz ele, "por aqui tudo é nosso" e não há motivos para a música gaúcha resistir às influências. "


JustificarAqui estamos enraizados no chão com uma parabólica na mão e uma esponja na outra. A gente capta tudo e filtra tudo", diz o músico, que aposta em misturas requintadas, como a experiência de adicionar toques de jazz com sax na música nativista de raiz.

O "guri" prestes a completar 40 anos já soma quase 20 de uma carreira musical que começou nas horas vagas do inconcluído curso de Veterinária na Faculdade Federal de Pelotas e foi consolidada durante o também interrompido curso de Comunicação Social. De festival em festival, Luçardo se lançou para a música em 2000, com o primeiro CD De terra campo e galpão. Depois, em 2004, lançou a coletânea Tarca que reuniu seus melhores momentos nos festivais do Rio Grande do Sul.

O reconhecimento definitivo veio em 2006, quando gravou com Nana Caymmi - uma das principais vozes da Música Popular Brasileira - a canção Gauchinha bem querer. A música, composta por Tito Madi - paulista radicado no Rio de Janeiro - se tornou parte do cancioneiro gaúcho, mas quando saiu daqui de volta ao centro do País acabou ganhando de novo ares de bossa. "Essa mistura é ótima", aprova o nativista. "Mas não significa que eu vou chegar lá no Rio de Janeiro e mudar o meu jeito. Sigo andando de bombacha e alpargatas, cantando com o mesmo sotaque", garante.

Um novo projeto

De carona com o novo site vem a intenção de Roberto Luçardo gravar seu novo álbum. O projeto, orçado em R$ 222 mil, foi aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura com 100% de dedução do Imposto de Renda, mas até agora não tem patrocinadores.

O álbum será gravado no Rio e terá nomes de peso. Nana fará a direção musical. No repertório, além de Gauchinha bem querer, está confirmada a música Todo sentimento, composição de Chico Buarque e Cristóvão Bastos - vencedor do prêmio Tim como melhor arranjador pelo disco Acústico MTV de Paulinho da Viola e que estará com Luçardo neste CD.

A produção ficará a cargo do vencedor do Grammy Latino José Mílton, que é considerado um dos produtores musicais mais competentes da música brasileira na atualidade com trabalhos importantes como Para Caymmi, 90 anos, dos Irmãos Caymmi, e Forrozando, de Chico Salles. "É um projeto grande. Vamos gravar com orquestra de cordas em um dos melhores estúdios do Rio", diz Luçardo, na expectativa do impulso que falta para que o projeto comece a sair do papel.


Acesse

Conheça o trabalho de Roberto Luçardo no site www.robertolucardo.com.br.


Apoie

Interessados em patrocinar o projeto do novo disco de Roberto Luçardo através da Lei Rouanet - com dedução de 100% do imposto de renda - podem entrar em contato pelos telefones 3225-4663 e 9103-4923.


Texto: Bianca Zanella | Foto: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Nenhum comentário: