quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ele está de volta...

"Alô?" - Atende a voz inconfundível do outro lado da linha com a maior naturalidade. Quem fala é Ronaldo. "Ronaldo" somente ao telefone; Alemão Ronaldo nos palcos e para os fãs.

Basta ouvir os primeiros versos de De Cara, faixa um do CD e DVD Quero mais do que só me dar bem para se ter certeza: O grande "highlander" do rock gaúcho está de volta, fazendo jus ao título de "imortal" inventado pelo parceiro musical Serginho Moah - líder da banda Papas da Língua.


Não que o músico tenha andado parado, mas em dois anos de intervalo desde o lançamento do álbum Acústico Rock, gravado em 2006 ao vivo no Theatro São Pedro, o seu fiel público roqueiro já estava com saudade. A recompensa pela espera veio em novembro, com o lançamento do novo álbum de 11 faixas inéditas e outros quatro grandes sucessos da carreira solo: Mentiras, À sombra do teu amor, A Despedida e Me leva pra casa. Todas disponíveis gratuitamente no site do cantor, assim como vídeos, o making of do show que deu origem ao DVD - gravado no Absinto Hall em Santa Maria - e a capa do álbum. Tudo pronto para - segundo ele próprio - uma "bela pirataria" legalizada pelo selo de Creative Commons (CC) e mais que incentivada pelo músico. "Ainda assim o disco já vendeu mais de mil cópias", comemora. Quem preferir, pode adquirir o box com CD + DVD nas lojas ou pela Internet pelo preço módico de R$ 20,00.

"Quando a gente termina um álbum a exaustão é tanta que a gente pensa que nunca mais vai querer gravar nada. Mas aí logo começam a surgir outras músicas... nem bem passa um mês e eu já fico na maior pilha de novo!", conta ele, que já anuncia para breve um outro CD.

Para o veterano, que admira as novas bandas que surgem em cada esquina pelo Estado afora, "hoje os ventos sopram a favor do rock, muito mais do que nos anos 80". Em meio à gurizada da nova geração da música gaúcha, onde é respeitado e até venerado, Alemão Ronaldo se sente à vontade: "Ainda sinto o mesmo tesão para trabalhar."


A exemplo do álbum Acústico Rock que tinha como convidados nomes como Mr. Pi e Roberto Frejat, em Quero mais do que só me dar bem Alemão Ronaldo está de novo na companhia de amigos, entre eles Nei Van Soria (ex-TNT e Cascavelletes) e, de novo, Jonathan Corrêa da Reação em Cadeia. "Nesse DVD eu quis mostrar mais a rotina dos bastidores, a correria que é tocar no interior. Bem diferente do anterior, que era mais clean. Esse foi gravado de uma vez só", conta.

O trabalho é novo mas, no fundo, Alemão Ronaldo continua o mesmo com sua irreverente cabeleira loura e seus óculos escuros. Talvez agora, mais que antes, já que Quero mais do que só me dar bem é o mais carregado de guitarras dos três álbuns lançados durante a carreira solo que começou em 2004. Herança da extinta Bandaliera? Não, garante ele. Trata-se de uma concepção musical totalmente diferente. Mais que uma volta ao passado, a escolha por esse formato é uma busca pelas raízes do rock, "porque tudo é onda... o rock´n´roll é que é um oceano", poetisa.

Vocês estão preparados para ouvir Rock’n’Roll?!

Cris Bertolucci na bateria, Mauro Kupin no contrabaixo, Lula Valle e Ben-hur Borges nas guitarras. Na banda de Alemão Ronaldo só vai faltar, nos teclados, Diego Dias no show de hoje à noite no Bar João Gilberto, com um repertório de novas e velhas canções.

Nem bem chegou à cidade, ele promete voltar. "Quero fazer um grande show de lançamento no teatro, talvez lá por maio ou abril", adianta. Os veranistas da praia do Cassino também podem ir se programando pois provavelmente poderão curtir o som de Alemão Ronaldo em fevereiro, em show também sem data confirmada.


Imperdível para os fãs de rock gaúcho

O quê: show com Alemão Ronaldo - lançamento do CD e DVD Quero mais do que só me dar bem
Quando: hoje (8), às 22h30
Onde: no Bar & Champanharia João Gilberto (rua Gonçalves Chaves, 430)
Quanto: R$ 15,00
Contato para informações e reservas de mesas: 3026-2140 e 8403-0313


Texto: Bianca Zanella | Fotos: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nenhum comentário: