segunda-feira, 2 de março de 2009

O som da Vitrola

É o prazer de ouvir uma boa música que impulsiona as rotações da Vitrola.Net, um projeto multimídia criado em Arroio Grande que acaba de lançar mais uma novidade, para o bem de quem admira e faz parte da cena musical regional. Saiu o primeiro DVD da série Vitrola Acústico, uma excelente pedida para os apreciadores de música de qualidade.


O show gravado no bar e parrilla Dom Quixote reune cinco conterrâneos da “Cidade Simpatia”: os veteranos Sandro Campello – nome conhecido dos festivais nativistas – e Sidney Bretanha, os jovens talentos Mescalina e Jones Lacerda, além de Edu Damatta, que andava meio sumido depois de seu Carnaval na Babilônia, álbum gravado em Pelotas, lançado originalmente em 2002, e agora relançado na web através do site vitrola.net, com direito ao videoclipe da faixa mais conhecida – Barracão.

Há também as participações especiais de Jelson Domingues, Pardal, Mateus Vidal, Bolotinha e Rodrigo da Pinta, e o dedo, ou melhor, a dedicação, de mais de 20 pessoas envolvidas na produção e execução do projeto.

Moderno, apesar de nostálgico no nome e na aparência, o DVD Vitrola Acústico contempla canções bem elaboradas em letra e melodia, sem fazer distinção de gêneros - e poupando-se até da tentativa de classifica-los. Diga-se de passagem, o repertório que toca na Vitrola – o programa de rádio que vai ao ar todos os sábados pela rádio Difusora (projeto paralelo ao DVD) circula entre extremos como o pop, o heavy metal, o tradicionalismo e a MPB. “O que toca no programa passa por um crivo muito grande. Não temos preconceitos, mas aqui chegam 50 coisas e a gente refuga 55”, conta o idealizador do projeto da rádio, do site e do DVD, Zaque Soares, sobre o seleto repertório, que prima pela qualidade musical.


O Zoom recomenda

No disco, há algo de folk, algo de nativista, alguns toques de blues… um quê de underground (como diria Edu Damatta) e também de requinte; um pouco de pop e uns acordes de rock para temperar o ecletismo bem dosado, que vibra em personalidade a cada faixa.


A intenção do “agitador cultural” Zaqueu, um mineiro apaixonado pela música dos pampas, é a mesma desde que ele criou a sua badalada coluna musical em um jornal de Santa Vitória do Palmar, que acabou virando um site, até dar origem a outro site lá pelos idos de 2005, o Vitrola: divulgar os bons músicos do interior do Rio Grande do Sul, que nem sempre conseguem espaço e reconhecimento à altura do seu talento.

“A idéia agora é viajar por várias cidades divulgando esse trabalho e documentar isso, captar imagens nesses shows para a produção dos ‘extras’ da segunda edição do DVD”, planeja Zaqueu. “Onde tiver um telão a gente vai estar levando o DVD pra tocar.”

Por aqui, em Pelotas, é possível que a oportunidade de assistir ao show do DVD Acústico, ou pelo menos a uma parte dele, surja no calendário do Sete ao Entardecer, no Theatro Sete de Abril. De acordo com Zaqueu o projeto foi inscrito, mas ainda aguarda o resultado da seleção para a temporada deste ano.


Ouça

Acesse o site e faça gratuitamente o download das dez faixas em mp3 que fazem parte da primeira edição do projeto Vitrola Acústico. No endereço é possível também ouvir on line e na íntegra a trilha do álbum Carnaval na Babilônia, de Edu Damatta.

A venda do DVD é feita exclusivamente na Curare Manipulação e Drogaria, em Arroio Grande.
O programa Vitrola pode ser ouvido ao vivo todos os sábados das 16h às 17h através da rádio Difusora on line, no site www.difusora1580.com.br.


Texto: Bianca Zanella | Imagens: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Segunda-feira, 2 de março de 2009

Nenhum comentário: