terça-feira, 3 de março de 2009

Picante Carneavale

Esqueça as marchinhas e o axé music. O carnaval que vai rolar amanhã (dia 4) no bar e champanharia João Gilberto tem sotaque latino. Carneavale, título de uma das músicas de trabalho da Pimenta Buena que dá nome ao show, já diz muito sobre a identidade de uma das bandas pelotenses que mais vem se destacando nos últimos tempos. A carreira ascendente foi alavancada pela Internet. Em aproximadamente um ano o grupo já contabiliza mais de 50 mil acessos e 10 mil downloads de músicas em espaços virtuais como My Space, You Tube, Orkut, Palco MP3 e no site oficial. Da rede virtual acabou se formando um público fiel e assíduo frequentador dos shows da Pimenta.


A mistura de influências intercambiadas na fronteira cultural, essencialmente representada na música Carneavale, é a marca registrada do quarteto formado pelo groove dos brasileiros Daniel Finkler (baixo), André Chiesa (bateria) e João Corrêa (guitarra) com o tempero latino na voz do uruguaio Vicente Botti.

“Naturalmente a banda tomou essa direção” fala o vocalista Pimenta, que aposta na tendência rock “latin lover” e contemporânea da world music para criar seus hits, com um estilo autêntico pouco explorado na região.

Em Carneavale (o show) eles inauguram o repertório lado B da banda que promete ser ainda mais picante com uma seleção das composições mais agitadas e populares – como La dueña de la calle, La hija de la fortuna e Un poco de tu miedo -, sem as baladas costumeiras que deixam o ritmo dos shows mais lentos, e com releituras especiais de Bob Marley, Men at Work, Legião Urbana, Fito Paez e Enanitos Verdes. “Em cada cover a gente tenta surpreender e potencializar a identidade da banda”, diz Chiesa. Sobre isso, um bom exemplo é a versão em espanhol que os guris criaram para a música Tempo Perdido, da Legião: uma das interpretações que mais vem marcando as apresentações do grupo. Quem ainda não conhece poderá provar o som amanhã.

Esta é a primeira vez que a Pimenta Buena sobe ao palco do João. A banda nem bem encerrou a turnê que teve escalas em Porto Alegre e Montevidéo para apresentação do primeiro CD – que deve ficar pronto em abril –, e já trabalha nas composições que farão parte do segundo álbum que será produzido por Duca Leindecker, da Cidadão Quem. “Estamos em fase de laboratório”, fala Vicente, que espera concluir o segundo trabalho até o primeiro semestre de 2010.

Os shows e vários momentos da fase de pré-lançamento do primeiro álbum foram registrados pela Moviola Filmes em um documentário que será exibido no telão durante a apresentação de amanhã. Quem for, aliás, pode esperar encontrar um João Gilberto produzidíssimo para o show, já que a Pimenta Buena costuma caprichar em cenografia e decoração - um tempero a mais para uma noite caliente.


Pra curtir:

O quê: show da Pimenta Buena - Carneavale
Quando: quarta-feira, dia 4, às 22h
Onde: no bar e champanharia João Gilberto (rua Gonçalves Chaves, 430)
Quanto: ingressos antecipados custam R$ 8,00. Os pontos de venda são: Studio Cd´s, padaria Círculo Operário e Posto Cidadão Capaz. Reservas de mesas com Daniel Balhego pelo telefone 9165-9190.


Texto: Bianca Zanella | Foto: Valder Valeirão/Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 3 de março de 2009

Nenhum comentário: