segunda-feira, 14 de julho de 2008

Animações rio-grandinas correm o mundo pelo celular

Das 890 animações da categoria Anima Celular, Maracão e Escar Go! ficaram entre as 25 finalistas selecionadas para a etapa final do maior evento do gênero na América Latina.

As histórias de Maraca - o cão que muda repentinamente seu estado de espírito ao se sentar sobre um celular caído no chão - e de Escar, o caracol que finalmente encontra uma maneira de realizar seu sonho de voar, estão entre as finalistas do Animamundi: maior festival de animação da América Latina e um dos que mais agita os animadores do mundo todo. Os filmes Maracão e Scar Go!, produzidos pelo Grupo de Estudos em Animação da Universidade Federal do Rio Grande (Gea/Furg), estão entre as 25 selecionadas para a etapa final da categoria Anima Celular, entre um total de 890 animações inscritas de artistas do Brasil e do exterior.


Depois de passar pelos júris técnico e popular, as duas vendedoras serão exibidas na MTV. Os produtores das peças premiadas também irão ganhar R$ 1,5 mil cada e concorrem ao prêmio especial da Oi, patrocinadora do evento.

Os dois filmes rio-grandinos fazem parte da nova geração do desenho animado já adaptados para as novas mídias, no caso o celular. Em dezesseis anos de história, o Animamundi foi um dos primeiros festivais a abrir um espaço de grande visibilidade para as inovações no mundo da animação: no ano 2000 instituiu a categoria Anima Web, e em 2005 a Anima Celular, hoje não mais consideradas experimentais pelo seu reconhecido potencial comercial, especialmente no meio publicitário. "O que falta ainda é capacidade de geração de conteúdo nestes formatos, mas esta é uma plataforma em desenvolvimento e não há dúvidas de que ela irá se firmar", diz um dos criadores do festival, Marcos Magalhães que não tem dúvidas de que desenho animado é um ótimo negócio.


Segundo ele, um dos objetivos do evento é justamente oferecer aos criadores um panorama geral da produção, explorando a variedade e a versatilidade oferecida pelo desenho. "Esses desdobramentos são novas formas de se ver e de se fazer animação".


Desafio à criatividade

Para o diretor de uma das peças rio-grandinas, o animador Roger Craveiro "Ozi", as limitações técnicas devido ao formato para celular como a ausência de som e a pequena duração servem de desafios criativos. "É até mais fácil de fazer porque tem menos quadros por segundo em relação à animação tradicional e também não exige a preocupação com tantos detalhes gráficos, já que são vídeos de baixa resolução", comenta. Para se ter uma idéia da agilidade de produção, mesmo sem equipamentos muito avançados, bastaram dois dias de trabalho intensivo para que os dois curtas do Gea/Furg fossem produzidos. "Passamos duas madrugadas desenhando e no dia seguinte fizemos a edição e a finalização", conta Ozi, estreante em matéria de animação para celular. "Não é difícil de fazer, o problema é que temos que concorrer com estúdios que têm muito mais recursos e capacidade de produção", conclui.


Votação termina dia 26

Ainda restam 13 dias para o público ajudar a escolher - via internet - os vencedores das categorias Anima Web e Anima Celular, na qual concorrem Escar Go! e Maracão. Para votar é preciso, antes, efetuar um cadastro. No site do Animamundi também é possível assistir às peças participantes.

Em breve, a Oi - empresa de telecomunicações - irá disponibilizar as animações do festival para download e os usuários poderão baixá-las e utilizá-las como protetores de tela nos aparelhos.


Participe!

O Grupo de Estudos em Animação da Furg tem a coordenação do professor José Flores e colaboração do professor Marcelo Calheiros, do roteirista Sandro Mendes e dos artistas gráficos Wagner Passos, Alisson Affonso, Ozi, Alex Mattos, Eduardo Porciuncula e Toni Rabello.

A participação é gratuita e aberta para toda comunidade. O grupo se reúne às sextas-feiras a partir das 19h e aos sábados a partir das 8h no Pavilhão das Artes, situado no Campus Carreiros da Furg.


Agende-se para mais animações

Em agosto a agência regional do Sesc promove em Pelotas uma mostra de animações selecionadas ao longo dos 16 anos do festival. Fique ligado na programação: os dias e horários das sessões já estão definidos. Informações pelo telefone 3225-6093.



Texto: Bianca Zanella | Fotos: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Segunda-feira, 14 de julho de 2008

Um comentário:

Wagner Passos disse...

Ai esta... estamos na expectativa... dia 27 sai o resulturado!!!
Tudo de bom Bianca.. bom domingo