quarta-feira, 2 de julho de 2008

Mix às Quartas

Rua 3 de Maio, 626. O endereço já marcado no mapa underground pelotense, conhecido como Free, se encaminha para seu segundo ano de atividades abrindo as portas de seus cinco ambientes cobertos e uma área externa para ser ocupado por um mix da multicultura alternativa brasileira. A casa tem tradição de acolher a diversidade, e pretende ampliar ainda mais o espaço para isso com o projeto Quarta Mix, programação certa para as noites de quarta-feira. O bar também abre às sextas, com animação de DJ´s e aos domingos, com festas direcionadas ao público GLBTS.

Sinônimo de bodega, ou taberna freqüentada pela plebe segundo a origem castelhana da palavra, Baiuca é o novo nome do lugar, que para combinar com a brasilidade da nova proposta também ganhou sobrenome: Brasil. "Para nós baiuca significa englobar muitas coisas, é um lugar onde cabe tudo", explica Márcio Castilho, proprietário do bar junto com Marcos Tavares. A palavra diz ainda mais sobre o ambiente denominado por ela. Segundo o dicionário informal da internet - "o dicionário onde o português é definido por você" - baiúca, grafado assim com acento, é um substantivo feminino singular que designa um lugar popular do subúrbio, ou lugar agitado, também sinônimo de festa.


Atração Semanal

"Tu lembras do Porto das Artes? Vai ser mais ou menos assim!", compara Castilhos. Pra quem não conheceu Pelotas na época em que o Centro Cultural da rua Tamandaré era um verdadeiro point da cidade, a proposta é a seguinte: Toda a quarta-feira o Baiuca Brasil abrirá espaço para uma grande variedade de manifestações artísticas como música, teatro, cinema, literatura, artes plásticas, artesanato e afins. Qualquer um pode mostrar seu trabalho, mas não é porque é alternativo que é desorganizado: quem quiser participar deve agendar previamente.

Hoje, na estréia do projeto, cerca de dez artistas, músicos e artesãos estão envolvidos no evento. Entre as atrações confirmadas, as exposições de fotos de Luísa Silveira e de quadros de artistas alunos do Instituto de Artes e Design (IAD/UFPel). A partir das próximas edições, a festa terá a presença de um tatuador que vai ficar de plantão, trabalhando em uma das várias salas da casa, equipada especialmente para esta atividade.

A "função" começa por volta das 21h com palco livre e após a meia-noite tem como atração musical a DJ Fernanda, com um repertório que transita no passado por entre nomes da MPB como Raul Seixas e Elis Regina. "Vai ser uma mistureba", garante Fernanda, que além de DJ é uma das idealizadoras e organizadoras do projeto.


Prestigie!
O quê: Quarta Mix
Onde: Espaço Baiuca Brasil (rua 3 de Maio, 626, entre Álvaro Chaves e Alberto Rosa)
Quando: A partir de hoje, toda quarta-feira, pós 21h. Entrada franca até as 24h. Após esse horário os ingressos custam R$3,00.
Contato: Informações pelos telefones 9976-4828, 8125-6498 ou 8402-5883.

Texto: Bianca Zanella | Foto: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Quarta-feira, 2 de julho de 2008

Nenhum comentário: