quinta-feira, 10 de julho de 2008

Malg apresenta Janela da Alma

Em cartaz no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, na programação do projeto Bate papo sobre cinema no Malg, o documentário Janela da Alma. A sessão comentada que ocorre hoje é parte do calendário de atividades mensais do Museu inaugurado em maio durante a 6ª Semana dos Museus com Saneamento Básico, primeiro filme exibido.


O repertório é selecionado por Guilherme da Rosa, Cíntia Langie e Liângela "Lanza" Xavier, professores do curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e organizadores do projeto. "Aceitamos sugestões do público e na hora da escolha sempre procuramos dar prioridade a filmes latinos e que estão fora do circuito comercial", destaca Liângela.

A proposta daqui para a frente é incluir antes do filme principal de cada sessão curtas-metragem produzidos pelos alunos do curso. Com isso, a intenção é apresentar à comunidade o trabalho e a evolução dos acadêmicos. Essa abertura com produções locais, porém, só começará a ocorrer a partir das próximas edições já que o período agora é de férias universitárias.


Muitas formas de ver

Janela da Alma (Europa Filmes, 2001) traz à tona o debate sobre o sentido da visão ou melhor, sobre os sentidos da visão. Da miopia discreta à cegueira total, o documentário é um caleidoscópio de idéias na tentativa de mostrar como pessoas diferentes se vêem, vêem os outros e percebem o mundo no sentido figurado de "enxergar".


Com a direção de Walter Carvalho e João Jardim, o filme dialoga, por exemplo, com obras como o Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago, e com a alegoria da caverna, elaborada por Platão. No elenco, além do próprio Saramago, estão a atriz Marieta Severo, o músico Hermeto Pascoal, o cineasta alemão Wim Wenders e o fotógrafo cego esloveno Evgen Bavcar entre outros 14 personagens-personalidades que oferecem seus depoimentos à reflexão em revelações pessoais e até mesmo inesperadas sobre os aspectos relativos da visão.

Fique ligado!

As próximas sessões do Bate-papo sobre cinema no Malg ainda não têm data definida, mas a previsão é de que o projeto continue em edições mensais. A programação será disponibilizada com antecedência no museu. Informações pelo telefone 3225-9144.


Participe!

O quê: Bate-papo sobre cinema: exibição de Janela da Alma seguida de debate.
Quando: hoje (quinta-feira, 17), às 18h30
Onde: no Malg (rua General Osório, 725)
Entrada franca


Texto: Bianca Zanella | Fotos: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Quinta-feira, 10 de julho de 2008

Nenhum comentário: