terça-feira, 8 de julho de 2008

Pormenores do patrimônio


Exposição revela detalhes de quatro das principais obras de arte que fazem parte da permanente exposição a céu aberto no cenário urbano de Pelotas.


Em traços e pinceladas minuciosas, artistas do grupo de alunas do Ateliê Giane Casaretto delineiam a riqueza das curvas, cores e dos relevos de algumas das peças de maior expressão arquitetônica na paisagem pelotense - os chafarizes franceses e a Catedral São Francisco de Paula.


As telas, que chamam a atenção pelo detalhismo, fazem parte da exposição Preciosa Catedral e foram elaboradas com a utilização de diversas técnicas - pastéis, acrílico, lápis-de-cor, tinta-relevo e mosaico - como resultado de apuradas observações feitas in loco. "Fomos visitar a catedral e os chafarizes, algumas alunas fizeram fotografias. Cada uma deteve a sua atenção naquilo que mais lhe agradou", diz a professora de artes, mostrando representações de partes nem sempre reparadas nas estruturas monumentais. Adornos, escaiolas, vitrais e texturas, elementos geralmente secundários em composições de grande porte e tão diversificadas em formas, ganham status de objetos de primeiro plano nesta exposição de fragmentos.


A intenção, que em princípio era de reproduzir as linhas francesas dos chafarizes e o estilo de desenho criado pelo arquiteto Niceto Peters - projetista da Catedral - e por Aldo Locatelli, Emílio Sessa e Adolfo, respectivamente pintor e decoradores da Igreja - foi superada e acabou se transformando em um exercício de recriação. "Algumas alunas foram além e elaboraram releituras das obras, manifestando seu próprio estilo", demonstra Giane. E acrescenta: "espero que a mostra sirva de incentivo à busca por conhecer melhor o patrimônio local."


Prestigie!

O quê: exposição Preciosa Catedral Onde: no ateliê Giane Casaretto (rua 15 de Novembro, 871)
Quando: visitação até o dia 20, de segunda a sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 11h30.
Entrada franca


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 8 de julho de 2008

Nenhum comentário: