terça-feira, 29 de julho de 2008

Rio-grandinos faturam Anima Mundi

Peça criada pelo grupo de animadores da Furg ganhou dois, dos três prêmios disputados na categoria Anima Celular.

A animação que representou o município de Rio Grande no Concurso Internacional de Animação para Telefones Celulares - o Anima Mundi Celular - trouxe para o Rio Grande do Sul dois, dos três troféus disputados na categoria. Maracão foi escolhida como a melhor animação pelo júri popular e ainda ganhou o prêmio especial de melhor animação brasileira oferecido pela operadora de telefonia móvel Oi, patrocinadora do evento.


Na escolha do júri profissional venceu o curta Set Camera to Follow, produção paulista de Fernando Finamore. O resultado foi anunciado no último domingo em São Paulo, na cerimônia de encerramento da 16ª edição do festival que é o maior da América Latina e um dos mais badalados do mundo em matéria de animação.

Com direção de Ozi (Roger Guilherme), roteiro de Sandro Kisner e desenhos de Alex Mattos, Anderson Mendonça, Eduardo Porciuncula e Lucas Rechia, Maracão foi o primeiro vídeo para celulares feito pelo Grupo de Estudos em Animação da Universidade Federal do Rio Grande (Gea/Furg). Além dele, a equipe produziu Scar Go!, que também ficou entre os 25 finalistas do Brasil, Argentina, Canadá e Estados Unidos, pré-selecionados entre 890 inscritos do mundo todo.

As animações podem ser assistidas no site do Anima Mundi (www.animamundi.com.br/cel) e estão disponíveis para download no hotsite da Oi (http://animamundi.oi.com.br), mas somente para usuários da operadora. Maracão também será exibido durante a programação da MTV Brasil.


A premiação na bagagem

O destino do maior prêmio, de R$ 1,5 mil, já foi definido: será investido em novos equipamentos que irão otimizar o trabalho do grupo nos futuros projetos, entre eles a produção de uma série de curtas-metragem com a função de estimular a leitura, que deve ser lançada em DVD na próxima Feira do Livro do Cassino. Atualmente a equipe do Gea/Furg ainda trabalha de maneira quase artesanal com "um computador e meio" e muito bom humor, como brincam os integrantes.


Com o troféu na mala, o diretor do vídeo comentou o resultado, pela internet, enquanto aguardava o vôo de volta no aeroporto de Congonhas. "Tinham concorrentes muito bons do ponto de vista técnico, mas que para o celular não serviam muito", avaliou Ozi ao destacar o alto nível da disputa e o quanto é levado em conta pelo júri profissional a adequação das peças à função a que elas se propõe.

Mas, como a escolha do Maracão foi mesmo pelo júri popular - cyber-júri -, o que contou foi a repercussão do vídeo diante dos consumidores de animação. "Eles (os organizadores) não disseram quantos votos tivemos, mas pela reação da platéia, que estava lotada, deu pra ver que ele agradou mesmo. O pessoal riu e aplaudiu bastante o vídeo", confirmou Ozi. Ele ainda agradeceu aos internautas que durante 27 dias participaram da votação no site do festival e ajudaram a garantir a vinda do prêmio para o Rio Grande do Sul.


Texto: Bianca Zanella | Imagens: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 29 de julho de 2008

Nenhum comentário: