terça-feira, 29 de julho de 2008

Pelotenses são destaque no festival do SESI

Engano na interpretação do regulamento só foi percebido ontem, e acabou ampliando o número de músicos de Pelotas classificados para a etapa final

No palco e na platéia do ginásio do Sesi em Rio Grande os pelotenses se destacaram na etapa regional do festival Descobrindo Talentos, promovido pelo Serviço Social da Indústria. A disputa ocorreu na noite de sábado (26) e reuniu doze concorrentes dos municípios de Livramento, Bagé, Rio Grande e Pelotas. Os três representantes pelotenses que participaram foram classificados para a fase final do concurso.


Com a romântica interpretação de Amor pode ser assim o cantor e compositor Ronaldo Pedra levou o primeiro lugar na categoria trabalhador da indústria. O segundo lugar ficou com Wagner Lopes, que defendeu a canção Filhos do nada e ainda levou o troféu de melhor torcida graças à presença decisiva dos pelotenses - maioria entre o público que prestigiou o festival. A banda Freak Brotherz disputou a categoria aberta à comunidade artística com a música Dentro da Idéia e se classificou com o segundo lugar.


A primeira colocação na categoria comunidade e também o troféu de melhor intérprete, ficaram em Rio Grande. Foram vencidos pelo nativista Hermes Duran com a composição Que o tempo tombou.

Ao receber o troféu, Ronaldo Pedra dedicou o prêmio ao músico, mais amigo que concorrente, Wagner Lopes. "Se não fosse pelo incentivo dele eu não teria nem me inscrito no festival", disse.


Vencedores na final

Os prêmios da etapa regional renderam a Hermes Duran, Ronaldo Pedra, Wagner Lopes e à banda Freak Brotherz a classificação para a etapa final do festival do Sesi, que será disputada no Litoral Norte no verão. A inclusão de Wagner Lopes como terceiro pelotense na lista, entretanto, só ocorreu no final da tarde de ontem quando a organização do concurso admitiu uma falha na decisão do júri.


Apesar do reconhecimento ao talento e ao som diferenciado dos roqueiros da Freak, a escolha da banda foi polêmica e fugiu ao regulamento que previa a seleção de apenas um representante da categoria aberta à comunidade e dois da categoria exclusiva dos trabalhadores da indústria.

De acordo com o promotor de lazer do Sesi de Rio Grande, Sérgio Freitas, por engano o júri tomou a decisão com base no antigo regulamento do concurso, segundo o qual seriam classificados os primeiros colocados em cada categoria e o segundo melhor entre as duas. O equívoco passou despercebido durante o anúncio dos premiados mesmo quando, de improviso, foi entregue à Freak o troféu de segundo lugar dos industriários como se fosse o segundo lugar geral.

Ao perceber o erro o Sesi decidiu não desclassificar a banda, mas incluiu entre os premiados o verdadeiro segundo colocado da categoria trabalhadores da indústria, dando também a Wagner Lopes o direito de participar da próxima fase, a final estadual.


Texto: Bianca Zanella | Fotos: Divulgação/Sesi | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 29 de julho de 2008

Nenhum comentário: