sábado, 18 de outubro de 2008

Arte com fé

O crucifixo e a fina corrente dourada são discretos, mas estão sempre pendurados sobre o peito. Túlio Oliver diz que rezar antes de iniciar cada trabalho é um ritual. O próprio ofício é uma oração. O ato de acender uma vela e manejar o pincel guarda lá suas semelhanças... Com as bênçãos de todos os santos, o artista plástico revela um pouco da sua busca espiritual em Devoção. As imagens personificadas dos mártires da fé popular estão expostos até o dia 31 na sala Inah Costa.

"Essa exposição é um testemunho da minha fé, um agradecimento. O que mostro aqui é um trabalho que faço com convicção", afirma o artista-pesquisador das religiões, fascinado pelas biografias dos santificados.

Nas feições de cada santo, Oliver observa com sensibilidade as diferentes interpretações daquilo que as figuras representam, com influências artísticas e religiosas das escolas ortodoxas e barrocas. As imagens carregadas de ternura e força, emolduradas em formas que lembram altares, trazem dos oratórios uma sensação de ligação com o divino com uma postura menos formal e mais emocional.

Nessa série de pinturas, expostas perante a Bíblia, retratos de uma religiosidade sincrética. Ali estão variações de personagens que norteiam o pensamento Cristão. Santa Rita, Santa Terezinha, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição. Várias Marias, com rostos diferentes. "Penso que se juntarmos o Cristianismo, o Judaísmo, os orientalismos, o Espiritualismo, enfim... tudo é Deus." E segue. Arcanjo Miguel e a força de quem detém o controle sobre o mal. Santo Antônio, São José, São Francisco de Assis, Santo Expedito. Apedrejamentos, flechas, fogueiras. Todos mártires e todos mortos pela recusa de negar a própria fé. "São histórias exemplares. Eu sempre peço a Deus que me inspire, para que a minha arte comova as pessoas da mesma forma como me comove. Eu creio firmemente que todos eles intercedem por mim, em todos os momentos, principalmente quando estou criando."


Prestigie
O quê: Devoção, exposição individual de Túlio Oliver
Quando e onde: Abertura hoje (quarta-feira), às 20h no hall da Prefeitura. Visitação até o dia 31 na sala Inah Costa, no Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório (sede da Secretaria Municipal de Cultura)
Entrada franca

Nenhum comentário: