sábado, 18 de outubro de 2008

As novas bossas de Inês Rosenthal

A inspiração vem em flashes, não pára nunca. A fala é agitada, os gestos são constantes e rápidos. Inês Rosenthal também não pára nunca. Sua arte pulsa nas cores e traços abstratos ou semi-figurativos criados pela trajetória do cursor do mouse na tela do computador. A artista de personalidade explosiva, mas que porém persegue a serenidade no ato da criação, a um ano e meio resolveu que não iria mais esperar o tempo da tinta secar.

A artista pelotense só queria encontrar um jeito "de fazer a arte fluir rapidamente", e encontrou. Foi assim. Meio que por incentivo de pessoas próximas, meio que por indicação espiritual, que segundo ela descobriu que poderia incorporar a programas de computador as técnicas aprendidas na academia. "Não tenho a intenção de retratar o cotidiano. Eu nem penso na temática antes de começar a desenhar. Mas depois de pronto eu me vejo, vejo que sou eu ali... E de repente o artista já faz parte da obra, é a própria obra. A arte fica à flor da pele. A vida impulsiona a arte", divaga diante dos quadros que em breve estarão na parede.

Um curto espaço de tempo para uma criação exaustiva, armazenada no HD em forma de mais de 4 mil imagens. "As coisas vão aparecendo, realmente, muito rápido." Das milhares, difícil para a artista apaixonada pelas suas obras selecionar apenas algumas da memória digital sem limites para o limitado espaço físico das paredes de uma galeria. Na tentativa, cerca de vinte telas reproduzidas tiradas do computador para o vinil adesivado estão na sala Antônio Caringi, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em exposição até o fim do mês.


Bossas

Na vernissage da exposição No Caminho do Mouse, Inês Rosenthal apresentará outras de suas bossas. As filhas Ju e Mel Rosenthal realizam no jardim do Casarão 2 um recital com repertório de sambas e bossa nova. O repertório se vai pela MPB afora. Tom Jobim, Pixinguinha, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Paulinho da Viola, Ary Barroso, Cartola... No musical Nosso Samba, o duo de cavaquinho e violão terá a companhia da artista plástica no violino, em algumas participações especiais.


Prestigie

O quê:
exposição No caminho do mouse
Abertura: inauguração conjunta com as demais exposições mensais nas salas da Secult amanhã, às 20h no hall da Prefeitura.
Vernissage: recital Nosso Samba no jardim do Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório (Secult) após a abertura coletiva das exposições.
Visitação: até 31 de outubro, com entrada franca.

Nenhum comentário: