segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Cenários da Infância

Paisagens e personagens inspirados nos livros de história. Cores, muitas cores. Traços singelos feitos com a técnica de quem desconstrói a própria técnica e retoma em desenhos menos elaborados a simplicidade infantil. Esses são alguns dos elementos que estão nas criações de Mônica Praz e Túlio Oliver apresentadas em Infância, exposição do Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas (MAPP) em homenagem ao Mês da Criança. A mostra, que começou sábado, segue até o dia 26 no Shopping Zona Norte.

As pinturas, expostas paralelamente a trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente fazem parte da proposta do MAPP de estimular o acesso à cultura, à educação e ao lazer no que diz respeito ao segmento da arte, e que é assegurado pela lei.

Com uma linguagem lúdica, os conjuntos de telas e tapetes procuram retratar o universo infantil para decorar os quartos dos pequenos. "O quarto é o cenário de um período da vida", reflete a arquiteta. Para Oliver, é também uma forma de ensinar o gosto pelas artes. "Oferecer para a criança uma decoração personalizada, feita por artistas daqui, é uma forma de ensiná-las a valorizar esse trabalho artisticamente elaborado e não o que vem de fábrica em modelos padronizados."

Os elementos que decoram os espaços da casa destinados aos pequenos também são bem-vindos em outros ambientes fora dos limites residenciais, onde as crianças estão presentes e precisam se sentir à vontade como consultórios pediátricos e escolas.

"É preciso abandonar a técnica em busca de linhas mais puras", diz o artista plástico e tapeceiro Túlio Oliver sobre o processo de criação. "E também resgatar a suavidade da infância, traduzir essa alegria", completa a parceira neste projeto, a arquiteta Mônica Praz.

Além dos cuidados com as formas e cores, os artistas também se preocupam com as tendências e novidades no mercado de interiores. As tintas são anti-alérgicas e os temas seguem a moda. "Hoje em dia o lilás está em alta. Ninguém quer saber de 'rosinha', embora princesas, fadas e bailarinas ainda façam parte do imaginário infantil. Para os meninos, esportes, fazendinhas, florestas e carros estão entre os temas preferidos", diz a artista, apontando para as principais escolhas feitas geralmente pelas mães, ou pelas próprias crianças.


Confira

O quê:
Exposição Infantil, de Mônica Praz e Túlio Oliver
Quando: até o dia 26 de outubro, com visitação de segunda à sexta das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h
Onde: no Shopping Zona Norte (avenida Fernando Osório, 20)
Entrada franca


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 6 | Publicado em: Pelotas, Segunda-feira, 6 de oububro de 2008

Nenhum comentário: