segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Diversão e Arte

Começa hoje em todo o Estado a programação do Sesc em comemoração à Semana do Comerciário

Setenta e seis anos depois que foi publicado no Diário Oficial da União o decreto-lei 4.042/32, que regulamentou a jornada de trabalho dos comerciários e reduziu de 12 para 8 a carga horária diária, o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS) comemora a data (30 de outubro) com uma semana de atividades culturais.

Ao todo, 11 grupos de teatro e música circularão por 50 municípios gaúchos com atrações que fazem parte programação do projeto Arrte Sesc - Cultura por toda pate.

Em Pelotas, o principal evento ocorre amanhã à noite no teatro do Círculo Operário Pelotense (COP), quando se apresentará a trupe porto-alegrense do Circo Teatro Girassol com a peça O Hipnotizador de Jacarés. Na ocasião também será entregue o Prêmio Comerciário do Ano para a vencedora do Concurso Minha História no Comércio 2008. A vendedora Alzira Luísa Hernandes Ribeiro, do Macro Atacado Krolow, é a pelotense que terá seu texto publicado em um livreto junto com as outras 49 melhores histórias de comerciários de todo o Estado, que narram fatos inusitados, engraçados ou momentos de emoção vividos no ambiente de trabalho.

A entrada é franca para comerciários. Para a comunidade em geral, a doação de um quilo de alimento não perecível garante a entrada. Os donativos serão destinados a instituições sociais locais por meio do programa Mesa Brasil Sesc.

O Hipnotizador de Jacarés é um espetáculo divertido que envolve liberdade de atuação e improviso. O roteiro, centrado na figura do palhaço, é inspirado no teatro de rua e nas técnicas utilizadas pelos camelôs como pretexto para prender a atenção da platéia. Na história, os palhaços Serragem, Farinha e Farofa estão às voltas de uma caixa com furos que, presumivelmente, guarda um feroz e exótico jacaré.


Já nas lojas

Desde sexta-feira o Sesc começou a divulgação da Semana do Comerciário em Pelotas com a blitz de intervenções artísticas no centro da cidade. João Monteiro, ator do Teatro Escola de Pelotas (TEP), circulou por diversas lojas para convidar a comunidade a prestigiar o evento.

De acordo com o diretor regional do Sesc, Everton Dalla Vecchia, as ações em homenagem aos comerciários gaúchos este ano se identificam com a proposta da instituição de promover a disseminação cultural no Estado e propiciar o acesso às artes para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e para a comunidade em geral.


Não perca!

O quê:
O Hipnotizador de Jacarés - Apresentação teatral com o Circo Teatro Girassol
Quando: amanhã, às 20h
Onde: no Teatro do COP (rua Almirante Barroso, 2540)
Quanto: um quilo de alimento não-perecível (opcional para comerciários)


Texto: Bianca Zanella | Foto: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / P. 7 | Publicado em: Pelotas, Segunda-feira, 27 de oububro de 2008

Nenhum comentário: