quinta-feira, 3 de julho de 2008

Jairo Lambari leva repertório nativista ao Autêntico

Palco e platéia do Bar e Restaurante Autêntico recebem hoje e amanhã uma criteriosa seleção do cancioneiro gaúcho na voz de um dos músicos mais expressivos no cenário da música nativista atualmente. Nesta apresentação acústica feita a dois violões, Jairo "Lambari" Fernandes sobe ao palco ao lado de Márcio Rosado, músico arranjador com quem tem uma parceria de mais de 10 anos e inúmeras canções.


Natural do município de Cacequi, na região da campanha (a 50 quilômetros de Rosário do Sul), o músico cresceu em uma família de 10 irmãos. A primeiras canções gravadas na memória foram ouvidas no rádio, e têm a voz dos célebres da MPB Djavan, Caetano, Chico e Elis. Da música gaúcha, para ele, só existia José Mendes e ninguém mais. "Ele era o melhor", garante. Sob essas grandes influências, Lambari se descobriu um apaixonado por música, e aos 30 decidiu investir na carreira que começou pela inspiração de compositor. "Eu comecei a escrever. Depois passei a musicar porque não tinha quem fizesse isso pra mim e finalmente me vi obrigado a cantar para poder mostrar aquilo que eu escrevia e musicava. Acabou dando certo", conta.

Desde que resolveu "viver da música", Lambari sabia que teria que deixar Cacequi. "Por lá não passava nada nem ninguém", diz ele, que há cinco anos mora na capital. "Em Porto Alegre eu quase não toco, mas é lá o grande pólo da música no Rio Grande do Sul e por onde podemos chegar a públicos de diversas regiões do Estado".

Romance à moda gaúcha

Cancheiro de festivais, "Lambari" tem boa parte de seu repertório com atestado de qualidade carimbado em importantes prêmios pelo Rio Grande do Sul afora e também fora do Estado: Ano passado venceu a Sapecada da Canção Nativa, em Lages, Santa Catarina, defendendo a canção Romance de quem aprende, música dele com letra de Gujo Teixeira. Este mês irá disputar o Festival da Música Crioula em São Borja, com a música Pra nunca mais, composição que fez em homenagem ao pai.

Intimistas e assumidamente românticas, suas poesias revelam um lado sentimental muitas vezes disfarçado no estereótipo "chucro" do homem do campo. "Posso falar do campo, mas também falo de coração. Parece que o gaúcho tinha vergonha de falar de amor, de admitir que gosta de alguém, que sente falta de alguém e tinha que falar só de égua, de briga..."

Entre as canções que apresenta hoje e amanhã estão composições que fazem parte de seus dois CD´s - Flor e Luna e Buena Vida -, além de outras inéditas que farão parte do terceiro álbum - Por um abraço - disco duplo que será lançado no final deste ano. A faixa título, aliás, é uma composição dele com letra de Gujo Teixeira, outra parceria há tempos afinada.

Além deste projeto em fase de produção, Lambari adianta o lançamento de um DVD no ano que vem. "Não será mais um show gravado", garante ele, referindo-se ao grau de qualidade que pretende conferir também ao próximo trabalho.


Prestigie!

O quê:
Show nativista com Jairo "Lambari" Fernandes e Márcio Rosado.
Quando: Hoje e amanhã (quinta e sexta-feira), pós 21h
Onde: Autêntico Bar e Restaurante (rua General Osório, 1068, entre avenida Bento Gonçalves e rua Doutor Amarante)
Quanto: Couvert artístico R$ 5,00
Contato: Informações e reservas de mesa pelo telefone 8115-9397 ou 3227-9812


Texto: Bianca Zanella | Foto: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 7 | Publicado em: Pelotas, Quinta-feira, 3 de julho de 2008

Um comentário:

Wagner Passos disse...

Tai o cara que virou passarinho...
Grande show!!!