segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Simões e as Artes

Mboitatás, Teiniaguás e Negrinhos sairam dos livros e do imaginário de artistas para as telas, objetos, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas. Ao todo foram homologadas 73 obras, de várias cidades do Estado, na 1ª edição do Prêmio João Simões Lopes Neto de Artes Visuais, das quais 11 são finalistas.

Na opinião de Igor Simões, um dos organizadores do projeto, "o Prêmio já cumpriu com seus objetivos de valorizar a diversidade da produção gaúcha de arte contemporânea e de motivar a comunidade artística a dar novos sentidos à obra simoniana".

A lista de obras selecionadas, fechada pelo júri na sexta-feira, será anunciada oficialmente hoje à noite, no auditório Carlos Reverbel, quando toma posse a nova diretoria do Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) eleita para o triênio 2008-2011.

Henrique Pires, que assume o cargo de presidente ocupado por Paula Mascarenhas desde 1999, destacou o financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura como item fundamental para a realização do Prêmio. "Esse é um exemplo de que a LIC, quando bem utilizada, é extremamente saudável para quem produz e aprecia cultura e arte, especialmente no interior" afirmou ele, que já considera a realização de uma 2ª edição do prêmio.

As obras selecionadas serão expostas na Galeria de Arte do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas (IAD/UFPel) a partir do dia 21 de outubro, quando será anunciado o ganhador do prêmio principal no valor de R$ 6 mil e das cinco menções honrosas no valor de R$ 1,5 mil cada.

O projeto realizado pela Ato Produção Cultural tem o patrocínio da Braskem e da Copesul, via financiamento da Lic, e conta com o apoio das empresas com o selo Amiga do Instituto: Colégio Gonzaga, Livraria Vanguarda, Construtora Theo Bonow e Caixa Econômica Federal. Pires pretende agora buscar outras parcerias para viabilizar a itinerância da mostra pelo Rio Grande do Sul.


Artistas selecionados
Elton Manganelli (Porto Alegre)
Pauline Trecha (Canguçu/Pelotas)
Isabel Miranda Ramil (Pelotas)
Ricardo de Pellegrin (Pelotas)
João Genaro (Pelotas)
Rodrigo Lobato Schlee (Pelotas)
Adrian Nornberg dos Santos (Pelotas)
Kátia Costa (Cristal/Porto Alegre)
Luci Sgorla de Almeida (Porto Alegre)
Ana Paula Barcelos (Pelotas)
Jane Machado (Porto Alegre)


Conheça os jurados

Aldyr Schlee - escritor, responsável pela revisão crítica da obra de Simões
Mário Mattos - vice-presidente do IJSLN, artista plástico, estudioso da obra simoniana e biógrafo do escritor
Angela Pohlman - doutora em Artes Visuais e professora de Gravura do Instituto de Artes e Design (IAD/UFPel)
Marta Freitas - doutora em Artes Visuais e professora de Escultura do IAD/UFPel
Nicola Caringi - mestre em Artes Visuais e professora de Estética e Cultura Brasileira do IAD/UFPel
Luciana Vianna - ex-diretora de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e professora de Teoria da Arte do curso de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
Daniela Palazzo - professora do curso de Moda da UCPel, formada em Artes Visuais e pós-graduada em Arte
Henrique Pires - representante do IJSLN e diretor do departamento de Arte e Cultura da UFPel


Conselheiros serão conhecidos hoje

Ao lado de Henrique Pires, tomam posse hoje o escritor e fundador do Núcleo de Estudos Simonianos Mário Mattos, que se mantém no cargo de vice-presidente do Instituto, Marley Poeta e Alda Maria Jaccottet - como primeira e segunda secretárias -, além de Vítor Azubel e Ramão Marques Costa, na função de tesoureiros. Paula Mascarenhas, que deixa a presidência, assume uma cadeira no Conselho do IJSLN, privilégio que abre precedente para que todos os ex-presidentes venham a fazer parte do grupo, ao deixarem o posto de executivos. Uma urna ficará disponível aos associados a partir das 18h30min na sede do Instituto para a eleição dos outros quatro conselheiros.

"A cerimônia será simples, tem hora para começar e hora para acabar. Assim vai dar tempo para as pessoas saírem a tempo de assistir ao concerto no Conservatório de Música", sugere. Mais informações sobre esta apresentação musical na página 6 do Caderno Zoom.


Participe

O quê:
Cerimônia de troca de diretoria do Instituto João Simões Lopes Neto e anúncio dos finalistas do Prêmio de Artes Visuais
Quando: Hoje (22), das 19h às 20h
Onde: Auditório Carlos Reverbel, na sede do Instituto João Simões Lopes Neto (rua Dom Pedro II, 810)


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Segunda-feira, 21 de setembro de 2008

Nenhum comentário: