quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O RS, dois séculos antes

Da Capitania Geral do Rio Grande - em 1808 - a Estado do Rio Grande do Sul - duzentos anos depois. O contraponto entre o começo da organização de gestão do território e a constituição atual do Estado é o mote para as discussões que estão em pauta no Seminário O RS em 1808.

O painel de abertura da programação será apresentado por Gervásio Rodrigo Neves, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, que fala sobre "a demografia histórica do RS". Na abordagem, o professor traça um panorama entre o gaúcho na época e aponta diferenças e semelhanças com o gaúcho de hoje.

Na seqüência, o professor Eugênio Lagemann, representante da assessoria da Governadora, discorre sobre "a realidade social, econômica, política e administrativa do RS em 1808 na percepção do governador Paulo Gama".
Participam também da mesa de debates o professor da Universidade Federal de Pelotas José Plínio Fachel, representando o Instituto João Simões Lopes Neto, e um representante do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas.

Até o fechamento desta edição a governadora Yeda Crusius havia pré-confirmado a sua participação neste evento.


Lançamentos

Após as esplanações será aberta a exposição O RS em 1808, que contou com a pesquisa de integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do RS. A mostra reproduz o começo da gestão administrativa no Estado e poderá ser visitada até o dia 28.

Durante a inauguração da exposição serão lançados o livro Capitania de São Pedro do Rio Grande, que reúne correspondências do governador Paulo Gama, e o DVD Cartas Respondidas. Ambos trazem as impressões do Almirante que governou o Rio Grande do Sul entre 1803 e 1809, período no qual foi consolidado o território gaúcho.

O seminário O RS em 1808 integra a programação do projeto A Construção do RS - 200 anos de organização e gestão, e é uma realização do Governo do Estado em parceria com o Instituto João Simões Lopes Neto e com o Instituto Histórico e Geográfico do RS, com patrocínio das empresas Aracruz, Banrisul, Corag, Copesul, Braskem e RGE.


Participe

O quê:
seminário O RS em 1808
Quando: hoje (quinta-feira, 13), das 14h às 18h
Onde: na sede do Instituto João Simões Lopes Neto (rua Dom Pedro II, 810)
Quanto: as inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas antecipadamente pelo telefone 3027-1865.


Confira também

O quê:
exposição O RS em 1808
Quando: até o dia 28, aberta à visitação de segunda a sexta-feira das 14h às 18h


Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / P.7 | Publicado em: Pelotas, Quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Nenhum comentário: