quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Paulo Freire conta e canta causos do grande sertão

Atração deste domingo na BPP é um convite a um dedo de prosa e alguns versos recitados ao som da viola caipira

Ele tinha 20 anos de idade quando botou a viola nas costas e trocou a capital paulista pelo interior mineiro. A mudança foi conseqüência de uma experiência intensa: pouco tempo antes, havia lido Grande Sertão: Veredas. Assim como o personagem Riobaldo sai a correr mundo à procura do diabo - e de Deus -, Paulo Freire foi em busca do tal 'som do sertão'. "Eu pensava que se Guimarães Rosa havia conseguido extrair daquele lugar uma linguagem tão peculiar, alguma coisa havia lá", nas margens do Rio Urucuia, onde ele começou sua coleção de histórias. Algumas delas, acompanhadas pelo dedilhar da viola de sotaque caipira, serão contadas e cantadas neste domingo na Bibliotheca Pública Pelotense.


"Guimarães Rosa fala tanto no 'diabo na rua, no meio do redemunho'... por lá, em Minas, os violeiros cultivam a tradição de que é preciso fazer um pacto com o diabo para poder tocar viola", conta o escritor e músico andarilho, antecipando um dos mitos que enriquecem o imaginário popular e dão ritmo às canções que interpreta, temperadas com muito humor.

A vida no interior foi um marco na trajetória do artista, que desde então passou a percorrer o Brasil levando e trazendo histórias que colheu pelo caminho. Caçadas fabulosas, pescarias impossíveis, a luta dos beatos do Contestado e de Canudos... "Sempre gostei de me encostar nos velhinhos e ficar ouvindo suas histórias, para depois contar do meu jeito."

Daqui da terra de outro contador de causos, este de nome João - o Simões Lopes -, ele espera levar na bagagem mais assunto para outras conversas. "No final da apresentação sempre vem alguém contar outros causos que lembra. Agora estou debruçado em um projeto sobre mitos brasileiros e violas. Tenho pesquisado isso. Já ouvi falar da boitatá, essa tal cobra de fogo de que vocês falam...", relata, curioso.

A apresentação de Paulo Freire em Pelotas faz parte da programação do Sesc Música, uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) que conta com a parceria da Bibliotheca Pública Pelotense.


Não perca!

O quê:
Viva o causo brasileiro, com Paulo Freire
Quando: Domingo (23), às 20h
Onde: na Bibliotheca Pública Pelotense
* A entrada é franca, porém os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente no Sesc (rua Gonçalves Chaves, 914) ou na Bibliotheca.


Texto: Bianca Zanella | Foto: Isabela Senatore / Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Zoom / P.7 | Publicado em: Pelotas, Quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Nenhum comentário: