segunda-feira, 9 de junho de 2008

Um passo em Joinville, outro na Europa

Bailarinos selecionados para apresentações em importantes eventos internacionais reafirmam, lá fora, a qualidade e o reconhecimento da dança pelotense.

O Centro de Arte e Movimento Estímulo e o grupo Piratas de Rua são os dois representantes pelotenses no 26º Festival de Dança de Joinville, que acontece de 16 a 26 de julho em Santa Catarina e é considerado pelo livro dos recordes o maior festival de dança do mundo. O evento reúne cerca de 4,5 mil bailarinos de diversos estados brasileiros e até de outros países, e a julgar pelas edições anteriores, deve atrair este ano um público superior a 200 mil pessoas.

Selecionado pela primeira vez no festival, o grupo Estímulo - de Berê Fuhro Souto, atualmente coordenado por Bianca Garcia - irá apresentar a coreografia Feniniu, de Eduardo Menezes. A montagem concorre com grupos de Santa Catarina e do Paraná na categoria dança de rua em trios, avançada. O grupo também apresentará na mostra paralela, em palco aberto, outras quatro coreografias: Infância perdida, solo contemporâneo de Rodrigo Soares, Nostalgia, duo contemporâneo de Janaína Jorge, Um corpo entre dois, trio contemporâneo de Eduardo Menezes e Metrópole, hip hop em grupo assinado pelo coreógrafo Gugu.




Vice-campeão em 2006, desta vez, Piratas de Rua quer fazer melhor

Com uma versão em street dance da coreografia Búzios, de Berê Fuhro Souto, originalmente elaborada no estilo contemporâneo, o grupo Piratas de Rua disputa com representantes de Canoas, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, e também de outros quatro Estados, o prêmio na categoria dança de rua por conjuntos, avançada. Esta será a terceira vez que o Piratas está entre os selecionados na competição. O melhor desempenho foi obtido na mais recente participação, em 2006, quando conquistou três segundos-lugares em diferentes categorias. Por isso, a expectativa para o festival deste ano é grande, e a preparação dos 15 bailarinos foi instensificada. "Os ensaios estão bem puxados. Nossos concorrentes são competidores de alto nível mas estamos indo para fazer o nosso melhor", diz Taisson Duarte, à frente do grupo ao lado do diretor e coreógrafo Uanderson Farias, o "Vovô".


Diálogo do corpo

A convite da Confederação Interamericada de Profissionais da Dança e do Conselho Mundial de Profissionais da Dança - instituição reconhecida pela UNESCO -, a coreógrafa pelotense Berê Fuhro Souto viaja semana que vem para a Europa onde participa de diversos eventos. O mais importante ocorre no início do mês de julho, quando irá ministrar em Atenas, na Grécia, o curso Diálogo do Corpo. Lá, os bailarinos Ricardo Greangeanim e Alessandro Gonçalves - ex-alunos de Berê que vivem hoje na Alemanha - e a bailarina Jaqueline Pradie Nascimento irão defender coreografias de sua autoria (um trio, um duo e um solo) em uma competição entre a América Latina e a Europa. "Hoje em dia os trabalhos estão cada vez mais próximos. Pelo nível de pesquisa em dança que o Brasil tem apresentado, acho que não ficaremos atrás", diz ela, que antes do curso e do concurso na Grécia passará uma temporada de estudos na Alemanha.

Apesar de não ser favorável a competições de dança "porque a arte não se pode mensurar", Berê vibra com o "grande momento" vivido pelos alunos do Centro de Arte e Movimento Estímulo, com a seleção no festival de Joinville, e do Centro Contemporâneo de Pesquisa e Movimento Estímulo com a participação no concurso internacional. Segundo ela, a participação dos grupos que coordena e também do Piratas de Rua nesses eventos demonstra o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em Pelotas. "Sempre visamos a dança não apenas pela dança, mas pela formação de seres humanos melhores, e esta sempre foi uma das nossas principais metas", afirma.


Texto: Bianca Zanella | Foto: Divulgação | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Segunda-feira, 9 de junho de 2008

Nenhum comentário: