segunda-feira, 16 de junho de 2008

Solos de piano no Conservatório

O gaúcho Ney Fialkow e a coreana Sin Ae Lee realizam concertos esta semana.

Antecipando as comemorações do nonagésimo aniversário do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - que ocorre em setembro deste ano - a série Artistas Convidados tem dois recitais programados para esta quarta e quinta-feira.

O primeiro deles será apresentado por Ney Fialkow, músico natural de São Leopoldo que acumula importantes prêmios do cenário musical erudito, destacando-se entre eles o cobiçado título de melhor pianista da sétima edição do Prêmio Eldorado de Música - considerado o mais importante desse segmento no Brasil. Sua vinda a Pelotas tem o apoio do projeto Arte Sesc - Cultura por toda parte e faz parte do calendário do Sesc Música.

De acordo com a professora Joana Holanda, responsável pela agenda dos concertos, "esta série está privilegiando músicos que tenham alguma relação estreita com o Conservatório", como é o caso de Fialkow, que já esteve no salão Milton de Lemos em outras ocasiões. "É um prazer tocar mais uma vez no Conservatório de Pelotas, um marco na história da música no Rio Grande do Sul e também um celeiro de talentos", elogia.

Para Sin Ae Lee, no entanto, esta será a primeira apresentação em palco pelotense. O mais perto que já esteve daqui foi quando se apresentou no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dois anos atrás. "Nesses casos, o que mais pesa é a qualidade do trabalho e a trajetória do artista", diz Joana Holanda, que aponta no currículo da coreana vários bons motivos para que ela esteja entre a lista de nomes da programação.

Bacharel em música com habilitação em piano, a solista e camerista vem desenvolvendo uma promissora carreira apresentando-se regularmente em reconhecidas séries da capital paulista.

Preferências

No programa de seu recital, Lee pretende oferecer aos ouvintes um panorama da música do século 18 ao século 20, do barroco de Bach ao vanguardismo de Poulenc passando pelo romantismo de Liszt e pelo modernismo de Villa Lobos. "Pretendo mostrar um pouco do que essencial da música. Além disso, como estrangeira, me sinto quase na obrigação de tocar música brasileira, já que os próprios brasileiros não a conhecem muito".

O repertório de Fialkow, por sua vez, inclui obras de Schubert, Ravel e Chopin, e também tem peças brasileiras, representadas pelo nome de Carmargo Guarnieri. "Escolhi estes compositores porque cada um tem um jeito diferente de encarar o piano, tem uma linguagem própria do instrumento", diz ele, que acredita que tanto pelas diferenças quanto pelas semelhanças entre as obras, a seleção irá sensibilizar o público. "Não importa se o ouvinte for leigo, a arte é óbvia para qualquer pessoa", afirma.


Recitais de Piano Solo no Conservatório:
Quarta-feira (18), às 20h - Recital de Ney Fialkow
Quinta-feira (19), às 19h30 - Recital de Sin Ae Lee

* Ambos os eventos têm entrada franca.
** O Conservatório de Música da UFPel fica na rua Félix da Cunha, 651.


Master Class

Para estudantes de música interessados em aperfeiçoar-se na técnica musical em piano, Ney Fialkow ministra aula prática na quinta-feira, dia 19, das 9h ao meio-dia, também no Conservatório de Música. A aula é aberta ao público (apenas como ouvinte) e tem entrada franca. Mais informações pelo telefone 3222-2562.

Texto: Bianca Zanella | Foto: Daniela Nelstein (1) / Divulgação (2) | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Segunda-feira, 16 de junho de 2008

* Este post contém trechos publicados exclusivamente no blog, que não aparecem na edição impressa.

Um comentário:

Wagner Passos disse...

Com certeza vale a pena...
Não é todo dia que se ouve um piano.