terça-feira, 17 de junho de 2008

Dentro da imagem Freak

Novo clipe da banda pelotense Freak Brotherz retrata os "filões da noite".

Ele faz o tipo galanteador à moda antiga: Canastrão disfarçado de "boa pinta", jeito de malandro, conquistador nato e altamente conhecedor das artimanhas para levar vantagem quando o que vale são as regras próprias da vida noturna. Ela é a gatinha que vive rodeada pelos homens. Paparicada por eles, invejada por elas, a garota aparentemente inofensiva também sabe muito bem como se aproveitar de qualquer situação.


Bem relacionados - e totalmente mal-intensionados -, esses boêmios figurões formam a dupla de protagonistas do videoclipe da música Dentro da Idéia, faixa-título do CD da banda pelotense Freak Brotherz, lançado ano passado. "Eles chegam pra se dar bem, são 'espertos' e totalmente amorais" define a criadora da trama, Reizel Cardoso.

A estudante de jornalismo é roteirista e autora do projeto experimental de produção do vídeo, gravado no último final de semana, junto com o estudante de publicidade Fabrício Garcia - que acumulou as funções de diretor e cinegrafista - e com o estudante de jornalismo Roberto Duval, que cumpriu a função de assistente de produção.

Na ficção, a dupla mau-caráter é vivida por Paula Salagnac e por Juliano Lima, o "Saúva". "Meu papel mais recente havia sido o de São Francisco de Assis, quando eu estava na quarta série. Foi uma interpretação 'brilhante'", brinca o ator amador, que se divertiu na pele do personagem anti-herói. Paula também não tem muita experiência como atriz, mas já havia atuado no curta-metragem pelotense A Cúpula, em 2004, uma produção independente dirigida por Rafael Greque.

"Rola um clima interessante entre eles", adianta Reizel. Em um dos momentos em que os personagens se encontram ele leva o colar dela, e ela furta a carteira dele. Por essa cena - uma das mais divertidas - já é possível ter uma idéia da relação dos personagens. A previsão é de que o clipe seja lançado até o mês de agosto. Até lá, os fãs podem ficar imaginando qual será o desfecho da história dessa dupla de malandros.


Do fundo do baú


A idéia inicial era que o enredo se passasse em dois tempos: nos anos 50 e no presente. Mas, o pessoal curtiu tanto o figurino e o "estilão" anos dourados que de improviso acabou deixando tudo no passado mesmo. "Ficou muito legal", disse o vocalista, Danilo Ferreira. "Essa estética vintage tem tudo a ver com a música, que traz uma boa pitada de jazz", completou ele, à vontade vestindo o look antigão, composto por uma camisa floral de gola larga, chapéu e óculos escuros. Todos os figurinos que aparecem no clipe foram garimpados entre as peças demodês do Brick e Brechó Abracadabra.


O ambiente de luz rarefeita e enfumaçado no interior do Nova Yorque Irish Pub serviu de locação para as gravações que duraram cerca de seis horas: começaram na tarde de sábado, foram retomadas no domingo e só terminaram no começo da noite. Antes disso, muita correria nos bastidores para acertar todos os detalhes da produção, que mobilizou em torno de 15 pessoas, incluindo o elenco, que foi recrutado na turma de amigos da banda, especialmente entre os estudantes de Comunicação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Quem não fez nenhuma "pontinha" como figurante, ajudou no making-off do clipe. É o caso de Rafael Dornelles - fotógrafo e fã - que fez as fotos dos bastidores da gravação, já disponíveis no blog da Freak.


Texto: Bianca Zanella | Fotos: Rafael Dornelles (Divulgação) | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Capa | Publicado em: Pelotas, Terça-feira, 17 de junho de 2008


Nenhum comentário: