quarta-feira, 4 de junho de 2008

Hoje a noite é de orquestra no Guarany

A música vai atingir você e quem mais estiver na platéia do Theatro Guarany hoje à noite. Jovens, adultos, velhos, crianças... qualquer um que se deixar levar pela emoção e pela vibração rítmica dos 140 instrumentistas e das 60 vozes que fazem parte da orquestra e do coro da Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMM).

No concerto, um repertório que passeia por partituras do período clássico, romântico e contemporâneo. Entre Mozart, Bizet, Rossini, Strauss e Haendel, Puccini e Gounod, melodias que apesar de "eruditas", até parecem populares de tão conhecidas. Prova, mais do que viva de que, ainda que no palco, a música instrumental não está distante de um público cada vez mais heterogêneo e menos elitista.

A expectativa é de um grande espetáculo musical, com platéia e camarotes lotados: os primeiros 300 ingressos, distribuídos a um preço mais barato, foram esgotados ainda no primeiro dia de vendas.

A noite também marca no palco uma das mais recentes conquistas da SPMM: a seleção no edital da Fundação Nacional das Artes (Funarte), que proporcionou a compra de seis novos instrumentos. O bombo sinfônico, a tuba, a trompa, a flauta pícolo, o contrabaixo e um novo par de pratos - instrumentos que, com exceção da trompa, a orquestra ainda não possuía - estarão hoje pela primeira vez incrementando a diversidade sonora do rico conjunto musical, sob a regência do maestro Sérgio Sisto.

Qualidade surpreende

"Esta é a minha primeira experiência com uma orquestra deste tamanho, e provavelmente será única", diz a soprano Giovana Sartori, uma das solistas do quarteto composto também pelo tenor Auildo Munhoz, pelo barítono Ataulfo Martins e pelo flautista Lucian Krolow. A paranaense, radicada em Caxias do Sul, soma três anos de experiência e estudos de música na Itália, e diz ter ficado surpresa com a qualidade que encontrou na orquestra e no coro da SPMM. "O que me surpreendeu mais foi o esforço deles, por serem voluntários, e por conseguirem, mesmo com poucos ensaios, executar muito bem peças que apresentam alto grau de dificuldade."


Prestigie!

O quê: Concerto da Orquestra Filarmônica e Coro da Sociedade Pelotense Música pela Música
Quando: Hoje, às 21h
Onde: No Theatro Guarany
Ingressos: Antecipados à venda somente na loja Vivo do Calçadão à R$ 30,00. Estudantes, professores, maiores de 60 anos e assinantes do Diário Popular têm 50% de desconto.

Texto: Bianca Zanella | Extraído de: Jornal Diário Popular / Caderno Zoom / Página 4 | Publicado em: Pelotas, Quarta-feira, 4 de junho de 2008


Nenhum comentário: